Pesquisar
Close this Buscar box.
BLOG

RFID: Saiba onde aplicar a tecnologia

É crescente o uso da tecnologia RFID no Brasil, em diversos setores, como Indústria, Varejo, Logística, Armazenagem, Saúde, entre outros.

O sistema de identificação por radiofrequência vem conquistando cada vez mais espaço no mercado, por vários motivos: velocidade na leitura, facilidade de uso, integração com outras plataformas e pela flexibilidade de aplicações.

Mas você sabe em quais aplicações e processos ele é recomendada? 

O seu uso mais comum é para gerenciamento de ativos de uma empresa, mas essa é uma tecnologia super versátil, podendo ser aplicada até mesmo para a identificação de pessoas ou veículos. 

Neste artigo, você vai entender mais sobre RFID e saber quais são as principais aplicações dessa incrível tecnologia que veio para revolucionar a rotina operacional de muitas empresas.

 

Boa leitura!

RFID: o que é e como funciona?

A sigla RFID (do inglês “Radio-Frequency IDentification”) se traduz como identificação por radiofrequência

Por meio dessa tecnologia, é possível fazer a identificação de produtos, registrar informações e rastrear mercadorias, por exemplo. 

 

Veja, na prática, como funciona:

As etiquetas RFID, também conhecidas como tags RFID, podem ser aplicadas em produtos, processos industriais ou logísticos, crachás, entre outras aplicações que você ainda verá aqui neste artigo.

Com isso, todas as informações são transmitidas por sinais de rádio e interpretadas simultaneamente pelo sistema de gestão da empresa. 

Ou seja, os dados de uma etiqueta inteligente são capturados por um dispositivo ou leitor eletrônico, armazenando-os em um banco de dados seguro.

Assim, os dados são verificados com agilidade, segurança e precisão, sem a necessidade de conexões físicas.

 

Evolução tecnológica 

Podemos dizer que o RFID é uma evolução tecnológica do reconhecimento via código de barras.

Afinal,  a leitura do código de barras não é tão flexível quanto a identificação por radiofrequência, exigindo posição próxima e correta, além de uma aproximação entre leitor e código, uma vez que a leitura é sempre visual.

Já a tecnologia RFID consegue ler muitas informações simultaneamente.

 

Mercado de AIDC 

O RFID faz parte do grupo de tecnologias conhecido por AIDC, sigla em inglês para “Automatic Identification and Data Capture” ou Identificação Automática e Captura de Dados.

Saiba, a seguir, o que o uso do coletor de dados com a identificação por radiofrequência pode fazer pelo seu negócio.

 

RFID: vantagens do uso do coletor de dados

Dispositivos móveis, como coletores de dados com tecnologia RFID, por exemplo, são soluções indispensáveis para facilitar o dia a dia das empresas, trazendo mais agilidade e otimizando os processos operacionais.

Como já mencionado, um coletor de dados com RFID desempenha suas funções através das ondas de rádio. 

O seu uso traz diversos benefícios, entre eles:

  • Otimização e padronização dos processos operacionais;
  • Aumento da produtividade da equipe;
  • Redução de custos e minimização de erros e retrabalhos;
  • Mais segurança e confiabilidade nos processos e
  • Garante a satisfação dos clientes, com um atendimento mais ágil, confiável e moderno.

No próximo tópico, conheça as principais aplicações desse sistema integrado: etiquetas inteligentes e dispositivos eletrônicos.

 

Conheça as principais aplicações do sistema de identificação por radiofrequência

Fique por dentro de algumas aplicações mais usuais do RFID:

 

Gestão da cadeia de abastecimento

Sabemos que a gestão de cadeia de abastecimento envolve diversas empresas e atividades, não é mesmo? Da produção ao transporte de itens.

Assim, com a identificação por radiofrequência é possível garantir mais agilidade e segurança a todos os processos associados à movimentação de produtos: separação de pedidos (picking); distribuição e entrega ao cliente final.

Ou seja, há a integração entre todos os parceiros de negócio.

 

Gestão de inventário e controle de estoque

Ao utilizar apenas um leitor de RFID, a tecnologia elimina contagens manuais.

Assim, é possível fazer uma varredura periódica obtendo a localização e contagem de itens com eficiência e de forma precisa, potencializando os resultados no controle de estoque.

 

Rastreamento de itens em tempo real

O rastreamento de itens em tempo real é uma das aplicações mais importantes das etiquetas RFID, muita utilizada em armazéns e centros de distribuição.

Com dados on-line, a tomada de decisão será mais ágil e assertiva.

E ainda: a tecnologia pode ser usada para prevenção de furtos e falsificação de produtos.

 

Rastreamento de pessoal e crachás de identificação

O uso do RFID na identificação de pessoas vai além do simples ato de identificar, podendo monitorar acessos de visitantes e colaboradores em empresas, eventos, etc. 

Na área de Saúde, os dispositivos podem ser encontrados em formato de pulseiras descartáveis, que contêm o registro completo dos pacientes, facilitando o tratamento médico. 

 

Controle de acesso a áreas restritas 

O controle de acesso a áreas restritas é uma aplicação muito utilizada em condomínios residenciais, estacionamentos e na entrada de espaços vip em shows, por exemplo.

Agora que você já sabe como essa tecnologia pode impactar o seu negócio, conheça a Compex, que fornece produtos de alta tecnologia para o mercado de AIDC – Automatic Identification and Data Capture.

 

Conte com a Compex para modernizar o seu negócio!

A Compex atua em todo Brasil, comercializando coletores de dados, leitores de códigos de barras e impressoras térmicas, para atender diversos segmentos: varejo, logística, distribuição, hospitais, indústrias, órgãos públicos, entre outros.

Desde 1999, atuamos no mercado de AIDC oferecendo equipamentos, serviços e soluções completas (hardware e software) com tecnologia de ponta.

Temos compromisso com a qualidade dos nossos produtos e com a excelência no atendimento, prestando assistência completa aos clientes em toda a sua jornada com a nossa empresa.

Visite a nossa loja online e conheça nosso amplo portfólio de coletores de dados.

Se preferir, agende agora mesmo uma conversa com um de nossos especialistas. 

Estamos prontos para te ajudar a escolher o melhor equipamento para a sua empresa!

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para ler mais sobre o mercado dos coletores de dados, acessando, gratuitamente, nosso E-book: Aplicações práticas: Como os coletores de dados são utilizados em diversos segmentos

E acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de mais conteúdos sobre novas tecnologias como este!

Já segue a Compex nas redes sociais? Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.