Pesquisar
Close this Buscar box.
BLOG

Coletor de dados: Conheça os itens indispensáveis!

O coletor de dados é um dispositivo portátil extremamente útil para vários tipos de empresa, de diversos portes e segmentos, garantindo uma gestão eficiente de ativos

Mas como no mercado atual há uma grande variedade de equipamentos como esse, é normal surgirem dúvidas na hora da compra, não é mesmo?

Se esse é o seu desafio atual, este blog é para você!

Para te ajudar, preparamos este artigo que vai facilitar a escolha de um modelo que mais atenda às suas necessidades, dentro do seu tipo de negócio.

Aproveite as dicas!

 

Coletor de dados: principais funcionalidades

Antes de abordarmos os itens indispensáveis de um coletor de dados, vamos retomar a importância desse equipamento e suas principais funcionalidades.

Como o próprio nome sugere, o aparelho tem a função de coletar informações e transferi-las para um sistema.

Em outras palavras, o dispositivo móvel é utilizado para fazer a coleta de dados de ativos, que serão transferidos para um sistema de gestão empresarial, controlando, por exemplo:

  • Entradas e saídas de mercadorias do estoque;
  • Inventário;
  • Reposição de gôndolas e
  • Status de entrega de mercadorias.

Com o aparelho, o operador realiza a leitura e os dados vão, automaticamente, para o sistema. Assim, um coletor de dados agiliza todos esses processos mencionados acima, entre tantos outros, garantindo precisão, eficiência e assertividade na tomada de decisão

E ainda: minimizando riscos de contagens feitas de forma manual e disponibilizadas em planilhas, por exemplo. 

No próximo tópico, saiba o que você não pode ignorar na hora da aquisição de um coletor de dados.

 

Coletor de dados: o que considerar na hora da compra

Há vários tipos de coletores disponíveis atualmente, tais como:

  • Coletor de mão;
  • Coletor RFID;
  • Coletor vestível e
  • Coletor veicular.

E entre esses diversos modelos de coletores de dados, há ainda a variedade quanto às características de cada equipamento, sua robustez, ergonomia e sistema operacional. Sem contar ainda a relação custo-benefício.

Para auxiliar a sua decisão, portanto, conheça abaixo os itens indispensáveis que devem ser observados, atendendo os seus objetivos com o uso desse aparelho.

 

Sistema operacional

O coletor de dados com sistema Android garante maior segurança e melhor usabilidade.

Afinal, o Android é o sistema operacional móvel do Google e a plataforma mobile mais utilizada no mundo.

Assim, considere que os coletores Android possuem mais funcionalidades em comparação com os do sistema Windows.

O Windows já dominou o mercado dos coletores de dados, mas o avanço tecnológico nas empresas começou a exigir mais capacidade dos sistemas operacionais.

Além disso, com a descontinuidade do sistema operacional da Microsoft para dispositivos móveis, esses equipamentos ficaram vulneráveis quanto à segurança.

 

Tipo de leitura 

No mercado, há coletores de dados com 3 tipos de leituras de códigos. São elas:

  • Leitor linear (1D): são leitores de códigos de barra simples e armazenam menos dados. Vale ressaltar que o código de barras linear evoluiu para o código 2D;
  • 2D: fazem a leitura de códigos bidimensionais ou QR Code e armazenam mais informações; 
  • Com a tecnologia RFID: faz a identificação de dados em etiquetas inteligentes por radiofrequência e consegue ler muitas informações simultaneamente.

 

Ergonomia

Em alguns processos, os operadores usam os coletores de dados de modo exaustivo. 

Portanto, a questão da ergonomia do aparelho é de extrema importância para o uso em atividades repetitivas.

Há modelos que garantem excelente ergonomia e existem ainda os coletores vestíveis, que deixam as mãos livres dos operadores.

 

Vedação

Se o seu negócio opera em ambientes com muita poeira e água, a qualidade da vedação do equipamento deve ser considerada indispensável.

Para esses casos, escolha um modelo que garante alto nível de vedação, garantindo o melhor desempenho do aparelho.

 

Conectividade

Os coletores de dados atuais oferecem as conectividades: Wifi, bluethooth, 4G.

Então, se os seus usuários precisam acessar os dados em tempo real, de qualquer lugar, o modelo mais indicado é o que conta com o sistema Android. 

Mas se não for preciso que o aparelho esteja conectado à internet, há modelos de coletores que atenda muito bem às necessidades de operações menores, como apenas o registro de entrada e saída de mercadorias, por exemplo.

Agora que você já sabe os itens essenciais para a escolha do seu coletor de dados, conheça mais sobre a Compex, que fornece produtos de alta tecnologia para o mercado de AIDC – Automatic Identification and Data Capture.

 

Equipamentos de alta tecnologia é com a Compex!

A marca do seu coletor de dados, bem como o seu parceiro de negócios, também faz toda diferença para a sua melhor decisão de compra!

Então, saiba por que você pode contar com a Compex:

Desde 1999, A Compex oferece equipamentos, serviços e soluções completas (hardware e software) com tecnologia de ponta.

Atuamos em todo Brasil, comercializando coletores de dados, leitores de códigos de barras e impressoras térmicas, para atender diversos segmentos: varejo, logística, distribuição, hospitais, indústrias, órgãos públicos, entre outros.

Com foco em nosso cliente, temos compromisso com a qualidade dos nossos produtos e com a excelência no atendimento, prestando assistência completa aos clientes em toda a sua jornada com a nossa empresa.

Conheça nosso amplo portfólio de coletores de dados, acessando a nossa loja online!

Se desejar, agende agora mesmo uma conversa com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas. Estamos prontos para te ajudar na sua melhor escolha de equipamentos!

Aproveite para ler mais sobre o mercado dos coletores de dados, acessando, gratuitamente, nosso E-book: Aplicações práticas: Como os coletores de dados são utilizados em diversos segmentos

Não deixe de acompanhar ainda o nosso blog para ficar por dentro de mais conteúdos como este!

E se você ainda não segue a Compex nas redes sociais, fique ligado em nossos canais: Facebook, Instagram e YouTube.