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Impactos do Metaverso no setor de tecnologia

Assunto em pauta mundialmente, o metaverso é a grande aposta como nova revolução tecnológica. Assim, entender esse mundo virtual é fundamental para se preparar, explorando as oportunidades desse universo, que impactará todos os setores, afetando 

as relações sociais e o modo de consumo. E quais serão os impactos do metaverso no setor de tecnologia?  

A resposta para essa pergunta é justamente o tema deste artigo.

Vamos explorar esse conceito sob a ótica das mudanças tecnológicas e como as empresas poderão se beneficiar, afinal, o metaverso é um caminho inevitável!

 

Boa leitura!

Metaverso no setor de tecnologia: entenda essa transformação

O metaverso veio para ficar. É um novo universo virtual cheio de possibilidades tecnológicas e, com elas, diversas estratégias de negócios.

Tido como um protagonista de mudanças tecnológicas e sociais, o metaverso oferece oportunidades de experimentar novas realidades por meio de tecnologias, tais como: inteligência artificial, realidade estendida (XR) e realidade aumentada.

Ou seja, é uma nova forma de interação humana e compartilhamento de informações em uma grande plataforma virtual e, para isso, as empresas precisam estar devidamente preparadas. 

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da consultoria Gartner, até 2026, 25% da população mundial passará uma hora por dia no metaverso.

E de acordo com um estudo realizado pela Bloomberg Intelligence, até 2024, a oportunidade de negócios oferecida pelo metaverso se aproximará do valor de US$ 800 bilhões.

Incrível, não é mesmo?

Pensando nisso, gigantes como Facebook e Microsoft já declararam que estão realizando grandes investimentos no desenvolvimento de produtos no metaverso, utilizando recursos tecnológicos.

A Microsoft, por exemplo, está investindo em tecnologia para ambientes virtuais corporativos ao desenvolver avatares de 3D para serem utilizados por colaboradores no Teams.  

Diversas outras empresas também já estão se ambientando nesse universo, com lançamento de produtos virtuais, a fim de se estabelecerem no novo ambiente.

Exemplos de ações de grandes marcas no metaverso

 Alguns exemplos de ações já realizadas por grandes marcas no metaverso são:

  • A Heineken lançou a cerveja virtual Silver primeiramente no metaverso, e só depois a disponibilizou no mundo real;
  • A Nike também lançou um novo modelo de tênis virtual no metaverso;
  • A Gucci criou no metaverso uma réplica perfeita do seu famoso jardim, oferecendo aos usuários uma experiência imersiva no mundo da moda.

E por aí vai… Muitas empresas já estão inovando e investindo em tecnologias para estarem à frente dessa corrida virtual.

A seguir, fique por dentro das principais tecnologias envolvidas, atualmente, no metaverso.

 

Metaverso no setor de tecnologia: Conheça os principais recursos tecnológicos envolvidos

Tudo ainda é novidade e as novas tecnologias estão se aprimorando o tempo todo, mas é fato que o metaverso se concentra em duas questões: na universalidade e na descentralização

Ou seja, estamos falando de um ambiente mais flexível.

Seguindo essa tendência, as formas mais usuais de tecnologia ligadas ao metaverso – fora da própria internet – são: Inteligência artificial, realidade estendida e blockchain.

 

Inteligência artificial (IA)

A inteligência artificial é crucial para uma série de experiências no metaverso, aprimorando a ligação entre o mundo físico e o digital. 

Assim, podemos dizer que a IA um dos pilares sobre os quais o metaverso está sendo construído, a partir do processamento de dados gerados pelo usuário, passando por modelos de IA que criam ambientes virtuais e avatares considerados “realistas” e ainda: a capacidade de reconhecer movimentos corporais, tornando a experiência mais natural, entre diversas outras possibilidades.

 

Realidade estendida (XR)

A realidade estendida envolve tecnologias imersivas, como 3D em tempo real, realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista.

No metaverso, a realidade estendida é a fusão dos mundos físico e digital por meio do uso de fones de ouvido e outros dispositivos. Assim, é possível entrar no mundo virtual e interagir com avatares 3D, por exemplo.

Com isso, as empresas poderão usar a realidade mista e aumentada, para levar o conteúdo digital ao mundo real, mudando a forma como as pessoas interagem com tudo: serviços, marcas e produtos, com novas experiências.

 

Blockchain

O blockchain é um elemento importante da descentralização que faz parte desse novo universo, indo além de um conceito associado ao Bitcoin e à criptomoeda.

No metaverso, a tecnologia blockchain já engloba finanças descentralizadas, contratos inteligentes e tokens não fungíveis (NFTs) – ativos comercializados de forma digital que representam objetivos físicos, como obras de arte, roupas, itens para jogos, etc.

Isso significa que o mundo está com o olhar voltado para informações menos centralizadas, com um fluxo de dinheiro e inovações que possibilitam o uso de criptomoedas blockchain. 

Um exemplo para ilustrar isso são as empresas Tesla e Nike que estão comprando terras dentro das plataformas de blockchain, focando em experiências. Já outras empresas estão desenvolvendo NFTs para atuarem nesse novo ambiente digital.

No próximo tópico, você vai conhecer os impactos do metaverso no setor de tecnologia.

 

Fique por dentro das mudanças que virão! 

Conheça alguns dos possíveis impactos do metaverso no setor de tecnologia, que será um dos primeiros a sentir as mudanças na economia, bem como no comportamento do seu público.

 

Desenvolvimento de novos hardwares e softwares

Para viabilizar as interações de realidade aumentada no metaverso, o processo de desenvolvimento de hardwares e softwares terá que considerar essas novas tecnologias do novo ambiente virtual, incluindo a necessidade de óculos de realidade virtual, aparelhos sensíveis a odores ou toques, entre outras possibilidades.

 

Criação de produtos digitais escassos ou únicos 

No metaverso, a mesma tecnologia do blockchain, por exemplo, pode ser usada para criar produtos digitais escassos ou únicos, seguindo a tendência dos NFTs.

Dessa forma, os produtos comprados on-line, como softwares ou qualquer outro tipo de produto, terão autenticidade, uma vez que cada cópia criada é considerada única.

 

Novas formas de Experiência do Usuário ou Experiência do Cliente

No metaverso, a forma como o usuário vai interagir com as marcas, produtos e serviços será totalmente imersiva e voltada à personalização.

Em outras palavras, o metaverso possibilitará uma nova definição de experiência digital.

Assim, para se adaptarem a essa nova demanda, as empresas terão que disponibilizar um novo tipo de design, em suas ferramentas digitais de relacionamento com o consumidor, como site e app, por exemplo, voltado para essa nova experiência virtual.  

Ou seja, uma nova forma de oferecer esse atendimento omnichannel, garantindo a melhor experiência ao cliente, poderá ser por meio de atendentes automáticos avatarizados no metaverso, entre diversas outras soluções inovadoras, criativas e que atendam às expectativas e necessidades dos novos usuários/clientes.

Se você chegou até aqui, já sabe a importância de se familiarizar com essas novas tecnologias, bem como descobrir como a sua empresa poderá atuar nesse ambiente virtual, para se beneficiar das inúmeras oportunidades, não é mesmo?

Aqui na Compex, estamos sempre ligados às novas tendências e inovações tecnológicas.

Afinal, desde 1999 oferecemos produtos de alta tecnologia para o mercado de AIDC.

Atuamos em todo o Brasil, oferecendo equipamentos, serviços e soluções completas (hardware e software) com tecnologia de ponta, como coletores de dados, leitores de códigos de barras e impressoras térmicas.

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