Se há um momento em que a inovação será determinante para a sobrevivência e crescimento dos negócios, esse momento é agora, como apontam muitos consultores do varejo. No segmento supermercadista o cenário, claro, não é diferente. A pandemia do coronavírus acelerou a transformação digital das empresas do setor e muitas delas, infelizmente, nem estavam preparadas. Mas, independentemente do tamanho de sua rede ou loja, a aposta na tecnologia em supermercados é essencial para alavancar as vendas.
Ronaldo dos Santos, presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), ressalta que o avanço da tecnologia em supermercados é uma das grandes preocupações dos empresários do segmento. Um levantamento da Apas revela que 98% dos supermercadistas querem melhorar a análise das informações do cliente e 97% aperfeiçoar a operação das lojas existentes e a experiência de compra. E tudo isso passa pela tecnologia.
A tecnologia em supermercados contribui para aumentar a eficiência operacional, ampliar a produtividade das equipes e expandir a rentabilidade do varejista diante dos desafios criados com a pandemia e de novos hábitos de consumo. Painéis e gôndolas digitais com reconhecimento facial, campanhas interativas e sistemas de autoatendimento e pagamento automático, por exemplo, já fazem parte do varejo. Em tempos de alta nos canais digitais, por outro lado, é crescente o desafio do empresário em ter a loja e a expedição de mercadorias sempre alinhadas para o atendimento ao cliente.
Tecnologia em supermercados: tudo pelo cliente
Os supermercados estão vivenciando, mais do que nunca, as mudanças do mercado de consumo, decorrentes da transformação digital nos últimos anos, que proporciona o surgimento de novas soluções. A tecnologia em supermercados não está mais apenas em sistemas de estoque ou em aplicativos de entrega. As lojas estão cada vez mais inteligentes e os clientes, claro, percebem a diferença na experiência de compra, que se torna mais atraente.
E por falar em boa experiência de compra, algo muito presente nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, o self-checkout começa a ganhar força no varejo supermercadista. Por essa modalidade, o cliente finaliza suas compras sem qualquer contato com operador de caixa. Tudo é feito a partir de um sistema específico para leitura do código de barras dos produtos para efetuar a compra. O cliente ganha em comodidade e velocidade no atendimento.
O autoatendimento no supermercado, por sinal, é a principal característica das lojas esperada para os próximos anos na avaliação de 86% dos consumidores, segundo pesquisa da consultoria Ibope Inteligência, feita a pedido da Apas para conhecer as grandes tendências do setor.
Mais controle e segurança com a tecnologia
A tecnologia em supermercados permite que as empresas se ajustem às necessidades dos consumidores (a partir do conhecimento de seus hábitos de consumo) e ofereçam uma experiência melhor. A integração dos processos internos para vendas online e físicas torna-se crucial para acompanhar a velocidade das novas formas de fazer varejo, como e-commerce e via apps, e para atender o consumidor ‘omnicanal’. Assim, o picking (separação e preparo de produtos) tornou-se essencial também.
Esse processo de retaguarda exige também uma boa tecnologia em supermercados. A gestão de estoque, por exemplo, é um desafio que deve estar com sua operação alinhada para que não haja ruptura nos pontos de venda. Uma maneira de facilitar esse processo é com uma ferramenta de controle de estoque integrada ao sistema de venda, o que possibilita o acompanhamento em tempo real a movimentação de produtos.
Diante de tudo o que já foi exposto sobre a importância da tecnologia em supermercados, torna-se imperativo o varejista destinar parte de seus investimentos para essa área. Afinal, com bons dados analíticos e relatórios precisos, o empresário tem em mãos informações substanciais que vão ajudá-lo na tomada de decisões.
Depois, para vender, defina suas melhores estratégias. E boas vendas!