Supermercadista, o Natal vem aí…prepare o estoque da loja

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24 de novembro de 2021

O varejo brasileiro já começou a contagem regressiva para as vendas do Natal e fim de ano. E as expectativas são as melhores possíveis. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) aponta que o setor está otimista e afirma que 52% dos supermercadistas acreditam que as vendas serão melhores do que em 2020. Assim, é mais do que urgente que o empresário do setor prepare o estoque da loja para faturar mais em um ano ainda bastante difícil para toda a economia.

Por ser atividade essencial que responde por 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB) e pelo mix variado de produtos em seus espaços, o setor supermercadista se transformou no principal endereço de compras nessa pandemia. Contabilizando as festas de fim de ano, a Abras projeta crescimento de 4,5% em 2021, principalmente pelos efeitos da vacinação e consequente volta das demais atividades à normalidade, movimentação que gera maior consumo.

O salto do setor de supermercados de bairro ou vizinhança foi destaque em pesquisas recentes divulgadas pela consultoria Nielsen. No primeiro trimestre de 2021, os mercados que não pertencem a grandes redes varejistas cresceram 21,2% em valor e 9,4% em volume na comparação com o mesmo período de 2020.

É certo que o supermercadista mais atento já preparou todo o seu estoque para o Natal ainda no princípio desse segundo semestre, principalmente dos produtos mais comercializados nessa época do ano. Mas é bom todo empresário, independentemente do seu tamanho, ficar alerta, pois o comportamento do consumidor mudou com a pandemia e com os preços em alta, muitos brasileiros estão trocando seus produtos de marca.

De acordo com Marcio Milan, superintendente da Abras, o brasileiro está mais atento aos preços, faz pesquisa e tem buscado substituir itens das compras que estejam mais caros por alternativas de qualidade. Assim, deixar o estoque da loja constantemente controlado, de olho nesse novo perfil de consumidor, é sinal, mais do que precaução, de necessidade mesmo para manter o cliente sempre satisfeito com o seu atendimento e os produtos em suas gôndolas.

Controle o estoque da loja com coletor de dados

Uma compra mal planejada traz sérias consequências ao supermercadista. A compra em excesso significa prejuízos em vários aspectos. Ela traz risco de vencimento da validade dos produtos, necessidade de mais espaço para armazenamento, além de paralisar o capital de giro. Enfim, só dor de cabeça para o varejista.

Para manter um estoque de loja controlado, umas das tecnologias mais utilizadas pelos supermercadistas é o coletor de dados. A 20ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados aponta que 87,2% deles fazem uso desse equipamento na realização dos inventários. Outros 78,2% também o usam no recebimento das mercadorias.

O coletor de dados facilita o controle de estoque da loja e o fluxo de vendas do caixa, possibilitando gerar variados relatórios. Com a agilidade e fluidez da informação, ganha-se segurança nas operações para conferência dos dados, especialmente quando falamos em registro de entradas e saídas de produtos, passando por movimentações dentro do próprio estoque, até trocas e devoluções.

O coletor de dados integrado a um ERP

Ter as informações concretas do estoque da loja nas mãos agiliza os processos logísticos, controla as demandas de compra e venda, e contribui diretamente para a geração de relatórios precisos por meio da integração dos coletores de dados com um sistema de ERP.

Portanto, você supermercadista que ainda não despertou para a importância do estoque da loja, fique muito atento. Para ser competitivo, comece desde já a sua tarefa de casa. Mas um detalhe importante: não há atalhos para uma gestão de estoque eficiente e eficaz, além de investir em tecnologia e automatização, são necessárias pessoas capacitadas e processos definidos.

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