Perdas de estoque: saiba como elas estão impactando nos seus lucros

/
18 de maio de 2022

É um fato que o estoque é um dos elementos principais de uma loja. Se você é um comerciante, sabe que para ter sucesso e lucro, é necessário ter um ótimo controle de estoque.

É essencial saber quais produtos vendem mais, quais vendem menos, quais as quantidades que precisam ser pedidas e os valores que serão vendidos para ter um bom retorno de investimento. Caso contrário, o negócio pode sofrer, principalmente com as perdas do estoque.

Para explicar melhor o que são, de fato, essas perdas e demonstrar como elas podem estar impactando negativamente no seu lucro, preparamos o conteúdo abaixo para você! Confira!

O que são perdas de estoque?

As perdas, como o próprio nome sugere, são os itens que foram comprados, mas não foram vendidos em sua loja, ou seja, foram perdidos.

Há diversos motivos que podem gerar perdas de estoque. Conheça alguns deles a seguir.

Furtos

Infelizmente, há muitas ocorrências de perdas de estoque por furtos. Eles podem acontecer na equipe ou durante o transporte do fornecedor até a sua loja.

Os cenários mais suscetíveis para furtos são em casos de pouca segurança e vistoria e baixo controle dos produtos que entram e saem.

Falhas de armazenamento e gestão

As falhas relacionadas ao armazenamento e a gestão do estoque também podem ter grande impacto nas perdas de estoque.

Isso porque, quando armazenado incorretamente, os produtos podem ser vendidos sem ordem, o que significa que os mais novos podem sair primeiro, consequentemente, fazendo produtos mais velhos vencerem.

Já a falha de gestão pode fazer com que os produtos sejam pedidos em mais quantidades do que o necessário. Nesse caso, há duas possíveis perdas: a primeira é por vencimento do produto, quando fica muito tempo parado, atingindo a data de validade.

A segunda é a perda financeira. Para sair mais rápido, os lojistas acabam vendendo o produto por um preço menor do que o ideal, causando prejuízo no caixa.

Avarias

As avarias no produto podem ser causadas, também, pelo armazenamento incorreto, bem como pelo transporte do produto. Além disso, o manuseio da mercadoria também pode gerar avarias.

Por isso, é importante manter o seu estoque em um local adequado, conferir os produtos quando chegam do fornecedor e utilizar os equipamentos ideais para a venda das mercadorias.

Como as perdas de estoque afetam o meu negócio?

Assim como há diversos tipos de perdas, há, também, diversos tipos de prejuízos que podem acontecer com o seu negócio.

O principal deles é o prejuízo financeiro, já que o dinheiro já foi investido para conseguir aquele estoque inicial e as perdas atrapalham no retorno que o negócio deveria fornecer.

A experiência do cliente também é outro fator que pode ser arruinado com as perdas de estoque. Isso porque, com um gerenciamento ruim, você pode acabar vendendo um produto danificado ou deixar uma mercadoria acabar antes do previsto.

Por fim, as perdas também podem fazer com que a sua loja não entregue todo o seu potencial de vendas, o que pode ser muito preocupante para os lojistas. Em muitos casos, os comércios são encerrados por acharem os resultados ruins, principalmente em momentos de crise.

O que fazer para reduzir as perdas do meu negócio?

A melhor forma de combater qualquer problema é com a prevenção! Por isso, se você identificou que está havendo perdas em seu estoque, sane imediatamente o problema e prepare a sua loja para evitar perdas futuras.

Se você está começando um novo negócio agora, é importante investir desde o início em políticas e práticas que podem ajudar a reduzir as perdas e aumentar o seu faturamento mensal.

Caso a sua companhia seja de médio ou grande porte ou tenha um grande fluxo de entrada e saída de mercadorias do estoque, você pode criar uma equipe ou designar um responsável para cuidar de toda a parte de estoque e armazenamento, o que também pode ajudar a diminuir as perdas.

Independente do tamanho da empresa, algumas práticas podem ajudar a controlar bem o estoque e evitar as perdas. Algumas delas são:

Utilize sistemas integrados

Ter um sistema que integre todos os elementos que possuem no estoque, registrem a sua entrada e saída é uma das facilidades que ajudam os gestores a controlar os estoques.

É importante que todos esses dados estejam em uma única plataforma integrada, já que ela será responsável por registrar toda a movimentação de uma mercadoria dentro da sua loja, até a saída dela para o cliente.

Dessa forma, será possível fazer pedidos mais precisos, evitando que sobrem ou que faltem produtos.

Tenha processos estruturados

Tenha processos estruturados para a organização de estoque. Ou seja, eles devem ser claros e objetivos. Além disso, os colaboradores responsáveis por essa estrutura precisam conhecer todas as etapas desses processos.

Dentro da organização do seu estoque, você pode utilizar a técnica PVPS, que significa “Primeiro que Vence, Primeiro que Sai”. Dessa forma, os produtos que irão vencer primeiro ficam na frente e os novos, conforme vão chegando, são guardados na parte de trás.

Outro tipo de processo que você pode implementar é a fiscalização aleatória. Nela, como o próprio nome sugere, você pode fiscalizar e contar os produtos do estoque em dias aleatórios dentro do mês.
Conte com a tecnologia
Tanto para gerenciar quanto para controlar o seu estoque, use a tecnologia ao seu favor!

Opte por coletores de estoque e leitores de códigos de barras para conseguir categorizar e registrar as entradas e saídas dos produtos.

Além de poder ter um estoque preciso, esses equipamentos ajudam na eficiência e rapidez dos colaboradores que trabalham com vendas e administrativo.

Para encontrar os melhores coletores, leitores de códigos de barras, entre outros produtos que a sua empresa precisa para um controle de estoque correto, conheça a nossa loja online!

Caso tenha alguma dúvida de qual o modelo ideal para você, entre em contato com os nossos especialistas.

Se quiser saber mais sobre dicas de como melhorar o seu negócio, nos siga no Instagram e acompanhe o nosso blog!

Deixe um comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.