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Como aumentar as vendas no varejo: Comece pelo estoque!

Como aumentar as vendas no varejo? Nosso conteúdo de hoje é extremamente especial porque vamos abordar uma etapa que poucas empresas consideram, mas que é fundamental para maximizar os lucros.

Como aumentar as vendas no varejo: Qual o fator que quase nenhuma empresa considera?

Assim que falamos em maximizar as vendas para aumentar os lucros, as empresas pensam automaticamente em marketing, não é verdade? Afinal, quanto mais clientes forem alcançados e quanto mais produtos forem oferecidos, maiores serão os lucros. 

No entanto, muitas empresas tendem a ignorar uma das etapas mais fundamentais desse processo: a gestão eficiente de estoque. 

Sim, parece uma ideia diferente à primeira vista, mas estamos falando com base em nossos 25 anos de experiência. Já atendemos diversas empresas ao redor do Brasil e queremos que a sua seja mais um exemplo de sucesso, e a gestão de estoque é fundamental para isso.

Sem gestão eficiente, sem vendas

O problema de focar primeiro no marketing da empresa, em vez do estoque, é justamente porque, sem uma gestão eficiente do estoque, não há possibilidade de vendas. 

Afinal, não adianta procurar pessoas para comprar produtos que não estão nas prateleiras. Essa falta de produtos é apenas um dos problemas, assim como o excesso. 

Infelizmente, muitas empresas não oferecem descontos ou promoções por conta de uma estratégia meticulosamente trabalhada, mas sim por conta de um excesso de um determinado produto, que no fim das contas será vendido por um valor bem menor do que deveria.


A satisfação do cliente começa no estoque

A grande maioria dos problemas que vemos no faturamento das empresas começa no estoque. Por exemplo, a insatisfação com a qualidade de um produto começa no estoque, porque se houver má armazenagem, o produto perderá qualidade. 

Dessa forma, o cliente que teve uma experiência negativa com seu negócio não o recomendará para seus amigos e familiares. Pelo contrário, esse cliente fará uma “propaganda” negativa da sua empresa. 

Além disso, mesmo que o produto de má qualidade não seja vendido pelo cliente, é um produto que será considerado uma perda financeira e de recursos humanos. 

Não apenas uma perda do investimento no produto, mas também uma perda pelo espaço necessário para armazená-lo e uma perda de tempo dos colaboradores que receberam o produto e o mantiveram no estoque.


O estoque pode ter problemas silenciosos nesse momento

Como muitos empreendedores nem mesmo consideram o estoque como parte fundamental para o aumento de vendas, naturalmente há nele vários problemas silenciosos e muitas vezes fatais para as empresas. 

Perceba que falamos, no início, sobre a gestão eficiente de estoque porque não basta gerenciá-lo, é necessário ser efetivo. Por exemplo, anotar em um caderno as informações do estoque é uma forma de gerenciar, mas pela nossa experiência, não é efetivo. 

Afinal, perde-se muitas informações com isso e não é possível monitorar os dados de forma eficiente para tomar decisões estratégicas. 

Esse é apenas um dos problemas silenciosos que estão acontecendo nos estoques de várias empresas no território nacional, e esses problemas silenciosos são como uma bola de neve, só aumentam com o tempo e, em determinado momento, é impossível parar.


Como aumentar as vendas no varejo: Por que começar pelo estoque?

No tópico anterior, mencionamos apenas três dos principais motivos para começar pelo estoque, mas neste tópico queremos nos aprofundar na importância do marketing. 

Pode parecer contraditório, mas, como mencionado anteriormente, começar pelo estoque não significa que o marketing do seu negócio deva ser descartado. 

Uma vez que seu negócio tenha ajustado tudo sobre o estoque, esse é o momento de dar os primeiros passos no marketing da sua empresa. 

Afinal, não é à toa que pensamos em melhorar o marketing quando queremos aumentar nossas vendas, principalmente no varejo. Portanto, neste tópico, vamos falar rapidamente sobre as melhores técnicas que vimos ao longo dessas décadas.

Leia também: Queima de estoque: quando vale a pena fazer?


Otimize o layout da loja

O layout da loja refere-se à forma como sua loja física é organizada, incluindo a disposição dos produtos, prateleiras, cartazes e placas, tudo isso com o objetivo de aumentar as compras por impulso. 

Uma dica importante é oferecer os produtos mais populares e com maior margem de lucro em áreas de destaque, como a entrada da sua loja, por exemplo. 

Além disso, faça uso do cross merchandising, uma técnica que consiste em colocar produtos que se complementam de alguma forma lado a lado. Por exemplo, colocar calças que combinam com determinada blusa próximas uma da outra na sua loja.


Comece seu e-commerce 

Atualmente, é bastante difícil que uma loja física não tenha uma loja digital. Entretanto, muitas vezes a loja digital é apenas uma página do Instagram que por mais que seja um ótimo primeiro passo ainda não é um e-commerce.

O e-commerce tem uma vantagem muito superior porque não depende necessariamente de atendentes para fazer venda, ou seja, a qualquer momento seus produtos estão disponíveis para compra.

Além de muitas outras vantagens como fortalecimento da marca, aumentar a fidelização dos clientes então muitas tantas vantagens que aumentam e muito as vendas.


Anúncios online

Os anúncios online ou tráfego pago são anúncios que vemos nas redes sociais entre os conteúdos das redes sociais, promovendo produtos ou serviços. 

Esses anúncios online consideram pessoas que já compraram online ou que demonstraram algum comportamento de compra. 

Além disso, é possível filtrar exatamente quem verá cada um desses anúncios. Dessa forma, seu negócio pode se beneficiar bastante com essa técnica de marketing. No entanto, recomendamos que você tenha um profissional dessa área para obter bons resultados.


Como aumentar as vendas no varejo: Qual a ferramenta fundamental para melhorar seu estoque?

Os coletores são ferramentas fundamentais para aumentar suas vendas e melhorar seu estoque. São pequenos dispositivos que coletam informações e executam operações de armazenamento. 

Basicamente, funcionam como scanners de código de barras acoplados a um dispositivo Android de mão, permitindo ler informações do produto e enviá-las diretamente para seu software de gestão. 

Muitas empresas oferecem esses produtos, mas na Compex buscamos a excelência. Com mais de 25 anos de experiência, conseguimos criar modelos consistentes para todas as ocasiões.

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