Pesquisar
Close this Buscar box.
BLOG

Como reconhecer problemas na cadeia de suprimentos? 

Como reconhecer problemas na cadeia de suprimentos? Neste conteúdo, vamos destacar a gravidade desses sinais de alerta e como resolvê-los antes que seja tarde demais.

Como reconhecer problemas na cadeia de suprimentos: Quais são os principais sinais?

Ao longo deste tópico, vamos destacar os principais sinais e como eles afetam completamente sua empresa. Além disso, muitos dos sinais abaixo estão interconectados, ou seja, se sua empresa apresenta um desses sinais, provavelmente também terá outros para se preocupar.


Atrasos frequentes

Os atrasos frequentes representam um alerta bastante perigoso e geral, pois indicam que qualquer parte da cadeia de suprimentos pode ter um problema, desde a produção até a distribuição. 

Infelizmente, muitos varejistas se acostumam com os atrasos e acreditam que está tudo bem, mas isso gera diversos problemas para toda a empresa. 

Como mencionado anteriormente, esse sinal de alerta pode surgir de qualquer lugar dentro da cadeia de suprimentos. 

Na prática, isso significa que a empresa pode estar enfrentando um problema ou vários ao mesmo tempo. 

Ao longo do tempo, ter vários problemas pode ser fatal para a empresa, pois impacta no faturamento. Com a ocorrência frequente de atrasos, torna-se impossível atender às demandas dos clientes adequadamente, e a produção pode ser comprometida pela falta de recursos.

Leia também: Problemas de controle de estoque: 5 sinais que sua operação está sofrendo com esse problema.


Inconsistências na qualidade

O que define o sucesso de um negócio é a qualidade, concorda? Sem qualidade, uma empresa rapidamente fecha as portas ou atende apenas uma pequena parcela do seu mercado por meio de preços baixos. 

As inconsistências em relação à qualidade geralmente estão ligadas aos processos de produção ou transporte. Afinal, o padrão de qualidade é estabelecido nos primeiros estágios da fabricação de um produto. 

Entretanto, em alguns casos, o produto sai perfeito como deveria ser, mas o transporte feito às pressas e sem cuidado faz com que o produto, que antes era perfeito, chegue às mãos dos clientes com defeito. Isso naturalmente causa o principal problema deste alerta, que é a perda de clientes e uma visão manchada da empresa diante dos potenciais clientes.


Estoque excessivo ou insuficiente

Uma das primeiras leis da economia é a oferta e demanda, o que significa que ter um estoque excessivo ou insuficiente terá um impacto direto no faturamento do seu negócio. 

Produzir em excesso ou em quantidade insuficiente é prejudicial, pois pode resultar na obsolescência de produtos, que podem estragar em alguns casos, ou não acompanhar as tendências atuais. Além disso, os custos de armazenamento tornam-se mais elevados do que o esperado.


Custos elevados de transporte ou armazenamento

Problemas relacionados ao investimento em transporte ou armazenamento geralmente estão ligados a questões na gestão do estoque em si, como mencionamos no sinal anterior. 

Além disso, processos logísticos pouco eficientes são a principal causa de problemas no transporte. Por exemplo, falta de planejamento na carga, problemas com transportadoras e outras práticas ineficientes.

Leia também: Maneiras práticas de reduzir custos na gestão de estoque.


Como reconhecer problemas na cadeia de suprimentos: Qual a solução para cada um deles?

Agora que você já está ciente dos diversos problemas na cadeia de suprimentos, é hora de apresentar as soluções para cada um deles, com base em nossa experiência de mais de 25 anos.


Soluções para atrasos frequentes

Conforme discutido anteriormente, os atrasos frequentes geralmente indicam problemas em sua cadeia de suprimentos. 

Portanto, a integração e o monitoramento se tornam seus melhores aliados. É crucial observar de perto o que está acontecendo em todos os processos e monitorar por meio de softwares que consigam abranger todas as etapas, desde a produção até a entrega. 

A solução é buscar os softwares mais utilizados pelas referências do seu setor, ou seja, as grandes empresas do segmento em que seu negócio está inserido. 

Analise as opções disponíveis e escolha o software que melhor se adapta às suas necessidades e que possa ser integrado em todas as etapas.


Soluções para inconsistências na qualidade

A inconsistência na qualidade será solucionada através da coleta de feedback dos clientes. Nossa recomendação é realizar inspeções e treinamentos regulares para a produção e transporte, se necessário para a sua empresa. 

Ao colher feedback dos clientes, você consegue compreender o aspecto mais importante: se o cliente está recebendo um produto de qualidade. Esse pedido de feedback pode ser feito de várias maneiras:

  • Formulários no seu site.
  • Enviar uma mensagem para o cliente após a chegada da compra.
  • Monitorar a reputação online da empresa através das redes sociais ou do Reclame Aqui.


Soluções para estoque excessivo ou insuficiente

Os coletores de dados da Compex são os melhores do mercado para garantir que não haja estoque excessivo ou faltante em sua empresa. 

São pequenas ferramentas de alta tecnologia capazes de coletar informações e enviá-las diretamente para o seu sistema. Dessa forma, com base em dados anteriores, você compreende se há falta ou excesso de estoque.


Soluções para custos elevados de transporte ou armazenamento

A solução para custos elevados no armazenamento ou transporte é a incorporação de novas tecnologias juntamente com o treinamento dos colaboradores da sua empresa. 

No caso do transporte, novas tecnologias de monitoramento serão bastante eficazes para determinar qual é o problema e qual é a melhor solução para o caso. 

Entretanto, o armazenamento pode estar relacionado com as tecnologias disponíveis na sua empresa ou até mesmo com práticas de armazenamento dos colaboradores. 

Dessa forma, além do investimento em uma tecnologia mais moderna, o treinamento dos colaboradores se faz necessário para que eles otimizem as operações logísticas, monitorem e tragam mais eficiência com base no que aprenderam nos treinamentos.


Como reconhecer problemas na cadeia de suprimentos: Como a Compex vai te ajudar nessa missão?

A Compex está oferecendo soluções inovadoras para todas as empresas desde 1999. Nossa experiência é vasta e queremos ajudar empresas como a sua com nossas soluções. 

Nossos coletores vão potencializar sua cadeia de suprimentos de uma forma nunca vista. Afinal, nós temos vários modelos para se adaptar ao seu negócio, desde estoques com temperaturas muito baixas até estoques com temperaturas muito altas. 

Além disso, nossa tecnologia é Android, o que permite uma adaptação bastante suave por parte dos colaboradores, já que a maioria das pessoas está familiarizada com essa tecnologia.

Clique aqui para conhecer nossos coletores e se surpreender com nossas soluções.