Pesquisar
Close this Buscar box.
BLOG

Problemas de controle de estoque: 5 sinais que sua operação está sofrendo com esse problema

Problemas de controle de estoque: 5 sinais que sua operação está sofrendo com esse problema

Problemas de controle de estoque são comuns, mas não podem ser considerados normais. 

Por isso, nesse conteúdo, vamos falar como esses problemas se comportam como uma bola de neve, afetando a produtividade do seu negócio, os principais sinais e como solucionar.

Confira a seguir! 

Você vai ver nesse texto: 

  • Por que problemas de estoque podem afetar a sua empresa?
  • Problemas de controle de estoque: quais são os 5 principais sinais?
  • Problemas de controle de estoque: como a Compex vai te ajudar?

Por que problemas de estoque podem afetar a sua empresa?

Antes mesmo de falar desses problemas, é necessário mostrar como esses problemas podem ser uma grande bola de neve para o seu negócio, e gestores que subestimam isso podem ter danos irreparáveis pela nossa experiência nesse mercado. 

O estoque deve ser visto como um ativo vital para qualquer empresa, afinal, essa é a capacidade mais básica para uma empresa atender a demanda do seu cliente de forma eficaz. 

Se essa parte vital da sua empresa está deficiente, naturalmente outros problemas surgirão e o que antes parecia simples se torna completamente perigoso para a empresa.

  • Não atender à demanda do seu cliente de forma eficaz abre margem para que ele olhe para a concorrência.
  • Continuos problemas de estoque vão afetar a reputação da empresa quanto à velocidade da entrega ou até mesmo à qualidade da entrega.
  • Produtos em excesso ou desperdiçados vão afetar diretamente a lucratividade da empresa.

O principal problema é que esses impactos, infelizmente, são duradouros. 

Dessa forma, quando o controle de estoque tem um nível alto de deficiência, naturalmente fica difícil retornar à saúde da sua empresa. 

Portanto, fique atento aos 5 principais sinais abaixo.

 

Problemas de controle de estoque: quais são os 5 principais sinais?

Agora que você entendeu a relevância do controle de estoque, vamos aos cinco principais sinais que nós, nesses anos de experiência, entendemos como os mais relevantes e que você precisa ficar atento como empreendedor.

 

Inconsistências nos registros de estoque

Em primeiro lugar, temos inconsistências nos registros de estoque.

O registro de estoque é uma das formas mais simples e eficazes de manter o estoque organizado, mas se o que está nas prateleiras não corresponde ao que foi escrito, isso é um grande problema. 

Essas inconsistências podem acontecer por diversos motivos, seja por erros de contagem, compreensão imprecisa dos itens, ou sistema pouco funcional para registro, como papel e caneta, por exemplo. 

Em resumo, se o seu registro não bate com o que está no seu estoque, seja pelo excesso ou pela falta, esse é o primeiro sinal que você precisa ficar atento.

 

Falta de produtos essenciais

Em seguida, temos a falta de produtos.

Toda empresa possui produtos que vendem mais do que outros porque possuem uma demanda naturalmente maior. 

Assim, esses produtos são considerados essenciais para o negócio e caso eles estejam em falta, é um grande problema para o faturamento da empresa. 

Não só porque leva à perda de vendas e com isso pode mexer em todo o financeiro da empresa, mas também porque pode levar à insatisfação do cliente e assim prejudicar a reputação da marca. 

Em resumo, se os produtos que mais vendem na sua empresa estão em falta muito rápido e você já perdeu clientes por conta disso, isso é um alerta vermelho que você precisa ficar atento.

 

Excesso de estoque

Muitos gestores acreditam que é melhor pecar pelo excesso do que pela falta, mas o excesso é igualmente negativo. 

Afinal, se são produtos perecíveis, significa perdê-los da mesma forma e custos mais altos para sua empresa. 

Não só pela compra ou produção desses produtos, mas também porque quando falamos de estoque, precisamos considerar o custo para o armazenamento, espaço, tecnologia para manter a qualidade dos produtos e outros fatores que devem ser levados em conta. 

Em resumo, se você verificar que mês a mês está comprando os mesmos produtos na mesma quantidade sem considerar as vendas desses produtos, isso é um grande problema.

 

Pedidos excessivamente tardios ou precoces

Atrasos ocorrem em qualquer indústria, mas quando são excessivamente tardios ou precoces, são um grande problema para as empresas. 

Seja pelo fornecedor ou pela organização da empresa, isso se torna um grande problema para o armazenamento e para o caixa da empresa. 

Por isso, verifique os dias em que os pedidos são feitos para os fornecedores e como essa mercadoria fica até o próximo pedido. 

Avalie se ela é vendida, se há um excesso ou se há falta. Também é interessante considerar os pedidos dos clientes ao fazer essa verificação.

 

Falta de rastreabilidade

Por fim, a falta de rastreabilidade também pode ser um sinal vermelho.

Isso porque o rastreamento é um dos elementos fundamentais para evitar produtos com validade expirada, perda de mercadorias, atrasos e produtos danificados. 

Afinal, mesmo que o fornecedor devolva o dinheiro ou faça uma nova entrega, naturalmente ocorrerá um desperdício e a demanda dos seus clientes não será atendida. 

Por isso, esperar por uma nova remessa pode ser tarde demais. 

Dessa forma, verifique a proporção de produtos com problemas que chegam até sua empresa pelos fornecedores e quanto tempo demora para que uma nova remessa chegue.

Problemas de controle de estoque: como a Compex vai te ajudar?

Foi vendo esses diversos problemas que nós da Compex decidimos criar uma solução: os coletores de dados. 

Eles são equipamentos pensados para sua empresa que precisa armazenar mercadorias perecíveis ou não. 

Os coletores são equipamentos pequenos para:

  • Acompanhar todos os seus pedidos de compra e até mesmo os pedidos de venda dos seus produtos, solucionando o problema de pedidos precoces ou tardios.
  • Os coletores verificam o processo de transporte dos produtos, armazenamento e distribuição, solucionando o problema de rastreamento.
  • Os coletores conseguem fazer o controle do fluxo de entrada e de saída dos produtos, garantindo que não ocorram inconsistências nos registros.
  • Verificam o controle de data de validade dos seus produtos no estoque e de perecimento de cada mercadoria, solucionando o problema da falta ou do excesso de produtos.

Com nossa solução, você vai evitar todos esses problemas que falamos no nosso conteúdo e otimizar sua logística, produtividade e evitar perdas financeiras e administrativas.

Clique aqui e confira mais detalhes sobre todos os modelos de coletores de dados para sua empresa.

Gostou desse conteúdo? Clique aqui e confira mais conteúdos no nosso blog e no nosso Instagram.