Aposte na automação da gestão e controle para melhorar a experiência do seu cliente

Aposte na automação da gestão e controle para melhorar a experiência do seu cliente!

/
10 de março de 2023

Você sabe como automatizar a gestão do seu negócio?

No próximo dia 15 de março comemoramos o Dia do Consumidor. É uma data importante para os lojistas. Um momento para lembrarmos aos nossos caros clientes o quão importante são. 

Mas, para que essa data não passe em branco e fique apenas nas falas bonitas, temos a oportunidade de utilizar essa data e pensar em formas de tornar a experiência do cliente ainda mais interessante. 

A jornada de compras de um cliente passa por muitas etapas. 

São muitos detalhes para os quais um lojista precisa ter atenção, caso queira aumentar suas vendas e fidelizar clientes.

Por isso, a saída encontrada por muitos deles, tem sido a automação. 

Automatizar a gestão e a administração do seu negócio, sempre que possível tendo como aliada a tecnologia, é uma decisão que trará muitos benefícios ao seu empreendimento.

Venha conosco e confira as 6 dicas para automatizar a gestão e o controle do seu negócio, deixando seus clientes ainda mais felizes. Veja:

 

Você vai ver nesse texto:

  • Confira 6 dicas para automatizar a gestão do seu negócio:
    • 1 – Ferramentas de CRM
    • 2 – Automação no atendimento ao cliente
    • 3 – Vendas online
    • 4 – Software de gestão empresarial
    • 5 – Marketing de conteúdo
    • 6 – Gestão de inventário utilizando soluções tecnológica
E-book: Coletor de dados
E-book: Coletor de dados


Confira 6 dicas para automatizar a gestão do seu negócio:

1 – Ferramentas de CRM

O Customer Relationship Management, ou apenas CRM, é uma ferramenta muito importante para criar a ponte entre o negociante e o consumidor.

Em síntese, as ferramentas de CRM são softwares, ou seja, programas de computador.

Esses programas, por sua vez, funcionam como pequenos bancos de dados. 

Assim, à medida que um cliente entra em contato com a sua empresa, o CRM irá armazenar todas as informações possíveis relacionadas àquele cliente.

As ferramentas de CRM já foram uma realidade distante. Houve um tempo em que se tratava de um investimento alto, que requeria do empresário determinado investimento financeiro. 

Hoje a situação é bem distinta. São softwares que podem ser muito em conta, principalmente pela vantagem que eles trazem.

Conheça, a seguir, algumas ferramentas de CRM que você pode explorar em 2023:

  • Monday.com;
  • amoCRM;
  • Agile CRM;
  • Freshworks CRM;
  • HubSpot CRM.

A grande importância das ferramentas de CRM é que elas possibilitam preparar o lojista para criar a melhor relação possível com o cliente.

No mundo contemporâneo, já se sabe que grande parte do sucesso de uma empresa irá depender de como ela se relaciona com o cliente.

Um relacionamento mais íntimo, mais humano, que demonstre o interesse da empresa em contribuir à vida do cliente é pré-requisito garantido.

E as ferramentas de CRM conseguem assegurar a construção desse relacionamento.

Por meio delas, a empresa consegue estar mais preparada e pensar em melhores caminhos para atrair a atenção e o desejo dos potenciais clientes.

2 – Automação no atendimento online

A automação no atendimento online é benéfica para o empresário por duas razões principais.

Em primeiro lugar, essa automação promove certa independência da mão de obra humana. 

Assim, considerando que é uma “máquina” quem irá realizar o serviço, o empresário fica aberto para a possibilidade de reduzir os gastos com salários de funcionários.

Especialmente para as empresas de pequeno e médio porte, o pagamento de salários, com todos os direitos subsequentes, pode pesar muito no bolso do negócio.

O processo de automação é mais econômico. 

Os gastos exigidos serão apenas os investimentos iniciais para automatizar ao máximo seu computador, seja criando programas específicos ou investindo em Inteligência Artificial.

Em segundo lugar, a automação no atendimento online permitirá ao indivíduo expandir seus lucros. Os clientes do século XXI prezam por esses elementos: qualidade, bom preço, rapidez e bom relacionamento.

O processo automatizado garante, ao menos, dois desses elementos: a rapidez e o bom relacionamento.

Com Inteligência Artificial, por exemplo, o cliente é atendido no exato minuto em que entra no site da loja, tem todas as suas dúvidas retiradas. Isso aumenta a credibilidade e a confiança.

Uma das grandes barreiras que ainda existem entre as vendas online e os consumidores é a desconfiança de parte considerável desse público.

Em outras palavras, existe o medo de estar “entrando numa fria”.

A automação elimina esse problema. Passa a imagem que o cliente não está sozinho, que há alguém ali intercedendo e pronto para ajudá-lo da melhor forma. 

3 – Vendas online

Hoje, existem lojas que funcionam e existem apenas dentro da Internet. Outras lojas, aquelas que possuem um estabelecimento físico, também estão investindo nas vendas online.

É um modo inteligente de promover vendas e conquistar mais clientes.

Trabalhando na modalidade online, você tem mais chances de conquistar clientes, haja vista que, literalmente, temos bilhões de seres humanos conectados todos os dias.

Além de conseguir atingir mais pessoas, as vendas online são mais versáteis, acessíveis e práticas.

Você não precisará investir em um estabelecimento, pagar aluguel e impostos, contratar vários funcionários. Pode fazer e gerenciar tudo da sua casa.

Outra razão pela qual as vendas online são um excelente facilitador empresarial, é devido à comodidade que fornece ao cliente. 

O consumidor ficará sabendo de seu produto, efetuará a compra e, depois, aguardará a chegada, sem tirar os pés de casa. Fica tudo a um clique de distância.

 

4 – Software de gestão empresarial

Diferentemente das ferramentas de CRM, que são focadas na relação com o cliente, os softwares de gestão empresarial possuem outro foco central – a sua empresa.

Esses softwares são programas de computador com a função exclusiva de conectar todos os âmbitos da empresa, permitindo maior organização e gerenciamento dos processos.

Desde a parte documental, produção, financeira, o software de gestão empresarial irá ajudar a armazenar e gerenciar todas essas áreas.

O primeiro dos softwares de gestão empresarial surgiu na década de 1970, era o MRP – Manufacturing Resource Planning.

Ao longo do tempo, o MRP foi passando por série de transformações, até chegar no software que utilizamos hoje, o ERP – Enterprise Resource Planning.

De modo geral, esses softwares têm como objetivo final promover a facilitação da vida daquela empresa.

Por atuar também como um banco de dados, tais softwares permitem melhor controle das atividades que são executadas.

É o monitoramento da empresa, em todos os seus aspectos, com uma única ferramenta.

5 – Marketing de conteúdo

O Marketing de conteúdo consiste em uma série de estratégias pensadas de modo a promover a melhor divulgação, e consequentemente o melhor consumo, de determinado produto na Internet.

As empresas utilizam essas estratégias, gerando o melhor engajamento possível com o público-alvo.

Para tanto, é comum que as empresas explorem as maiores ferramentas de conexão e interatividade do mundo – as redes sociais.

É utilizar o Instagram, o Facebook, WhatsApp, entre outros, como meios para divulgar seu produto, gerar o interesse do público e, por fim, vender seu produto.

É importante salientar que o Marketing de Conteúdo é apenas uma parte do Marketing Digital.

Enquanto o Marketing digital engloba todas as estratégias de promoção de vendas, o Marketing de Conteúdo centra sua atuação no conteúdo.

Ele consiste em utilizar o conteúdo, as frases, as publicações, de modo a torná-las ferramentas facilitadoras empresariais.

6 – Gestão de inventário utilizando soluções tecnológicas

A gestão de inventário e o controle de estoque, são partes fundamentais para um lojista que deseja criar uma experiência agradável para os seus clientes. 

Controlar o estoque significa administrar as suas mercadorias, desde o momento que elas são entregues pelo fornecedor, até o momento que são compradas pelos clientes.

É assegurar que elas sejam armazenadas em boas condições, adotando todas as práticas de prevenção de perdas. 

E, no Dia do Consumidor, você pode fazer isso. 

Pode, inclusive, utilizar soluções tecnológicas inteligentes, como aquelas que temos aqui na Compex, para te auxiliar nessa missão. 

Nossos coletores de dados, por exemplo, permitem que o lojista colete e registre informações de cada uma das mercadorias do estoque, tornando a gerência muito mais segura e eficaz. 

Ainda não usa os coletores de dados no seu negócio? Você pode estar perdendo dinheiro! 

Entre em contato com a nossa equipe que nós podemos te auxiliar com a escolha do coletor perfeito para o seu negócio!

Deixe um comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.