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Como os dados ajudam na tomada de decisão?

Como os dados ajudam na tomada de decisão

Você sabe como os dados ajudam na tomada de decisão em uma empresa?

Ter a informação ao seu favor é um dos maiores trunfos que uma empresa pode usar em benefício próprio. 

Quando um conjunto de dados é explorado da forma correta, ele confere ao empreendedor informações valiosas para guiar o destino da empresa. 

Ao falarmos em usar os dados para contribuir na tomada de decisão, estamos falando de usá-los para saber quais as melhores estratégias de venda e de captação de clientes. 

Nos acompanhe neste texto e veja a importância de saber utilizar os dados como aliados para tomar boas decisões em sua empresa. Trouxemos ainda alguns alertas para você ficar atento ao utilizá-los!

Você vai ver nesse texto:

  • O que é análise de dados?
  • Importância de uma base de dados para uma empresa
  • Importância dos dados dos produtos para um gestor na tomada de decisões
  • Como os dados ajudam o empreendedor a vender mais?
  • Como armazenar os dados dos clientes de forma segura:
    • 01 – Conheça a LGPD
    • 02 – O que muda para as empresas com a criação da LGPD?
    • 03 – Armazene esses dados de forma segura.
  • Como coletar os dados dos seus produtos para o seu negócio?
E-book: Coletor de dados
E-book: Coletor de dados

O que é análise de dados?

A análise de dados é um campo que tem ganhado cada vez mais importância. 

Trata-se de um processo na qual manipulamos informações e dados. As empresas costumam utilizar essa análise para fazer uma avaliação meticulosa de determinados padrões. 

É importante ter em mente que a análise de dados envolve uma série de processos. Seguir cada um dos procedimentos é fundamental para que a análise seja fidedigna e objetiva. 

O processo começa com a obtenção dos dados, feita de forma bruta, passando pela organização e até mesmo eliminação daquilo que não for importante. 

Mas, claro, a etapa mais relevante diz respeito a utilizar técnicas que permitirão extrair as informações mais valiosas e que sejam de interesse da empresa. 

Existem muitos tipos de análise de dados. Mas, podemos destacar quatro:

 

Análise diagnóstica

Contribui para realizar um diagnóstico de uma empresa ou de determinado setor dela. 

Basicamente, com ela podemos compreender como eventos se desenrolaram, traçando o percurso e a jornada do negócio.

Análise prescritiva

Ideal para definir uma estratégia e se ela tem mais chances de trazer sucesso para o negócio.

Análise descritiva

Recomendada para gestores que querem acompanhar, constantemente, a empresa. 

Fornece uma percepção mais dinâmica.

Análise preditiva

Costuma ser usada quando o empresário quer fazer uma previsão de algo futuro, como, por exemplo, o comportamento do mercado. 

 

Importância de uma base de dados para uma empresa

Informação de qualidade é uma das armas mais poderosas que um gestor pode ter a seu favor. E é justamente isso que a análise de dados nos possibilita ter: boas informações. 

Quando feita de forma correta, uma base de dados possui muitos impactos positivos sobre uma empresa. 

Sua importância diz respeito ao fato de nos permitir desenvolver e aumentar a eficiência, ao máximo, do negócio. 

Um dos primeiros impactos que uma base de dados têm sobre qualquer empreendimento é permitir que o gestor tome decisões de forma mais segura. 

Isso ocorre pois ela nos viabiliza antecipar determinados eventos, ao fazer uma leitura mais técnica do mercado. 

O mercado, embora seja instável em certa medida, atende a uma lógica operacional. Ele é modificado de acordo com as interferências, sejam elas externas ou internas. 

Então, quando o gestor começa a entender melhor essas interferências, consegue mapear de forma mais clara possíveis oscilações futuras. 

Além disso, a base de dados possibilita ao gestor algo fundamental: entender melhor as necessidades e os hábitos de consumo dos clientes. 

Ao longo da jornada de consumo de um consumidor, a partir de suas escolhas, podemos mapear hábitos de consumo, construindo um perfil desse cliente. 

Existem muitas ferramentas que permitem ao empreendedor entender esses hábitos. A análise de dados é uma delas. 

Também, não podemos nos esquecer de que, com uma base de dados, poderemos traçar melhor as estratégias e analisar continuamente os resultados da empresa. 

Importância dos dados dos produtos para um gestor na tomada de decisões

Quando uma empresa investe em alternativas e soluções tecnológicas, como os nossos coletores de dados Compex, consegue armazenar dados dos produtos.

Mas, qual a finalidade disso?

Bom, primeiramente, o armazenamento de dados de produtos é um pilar importante da gestão de estoque.

A análise e o controle dos produtos, permite que o lojista faça a contagem das mercadorias que possui em sua empresa.

Porém, além disso, abre margem para que registremos todos os produtos, no nosso sistema interno e, inclusive, criando categorias distintas.

Ademais, com os dados dos produtos em mãos, o gestor terá maior facilidade em fazer o controle do fluxo de entrada e de saída de produtos na empresa. 

Esse controle de fluxo, dentre outros elementos, relaciona-se com um tema fundamental nas empresas: a prevenção de perdas.

Um estabelecimento está sujeito a perder mercadorias, perder dinheiro, perder equipamentos.

Contudo, é importante ter em mente que existem uma série de estratégias que podemos adotar para evitar essas perdas.

A análise e controle de dados dos produtos é apenas uma delas.

 

Como os dados ajudam o empreendedor a vender mais?

Uma das melhores vantagens dos dados, sejam dos clientes ou dos produtos, é dar para os gestores a possibilidade de continuamente melhorar os processos em uma empresa. 

Fazer com que um negócio se destaque não é uma tarefa fácil. 

Os empreendedores precisam buscar diversas estratégias e ações que farão o seu empreendimento ter mais destaque e atrair mais consumidores. 

E, para atingir esta meta, é fundamental focar na jornada de experiência do consumidor. 

Experiência esta que se torna muito mais rica quando oferecemos um atendimento e um produto personalizado.

Neste momento os dados entram em cena como um grande diferencial. 

Eles permitem entender o perfil do cliente, e, a partir disso, conseguimos pensar em estratégias e abordagens exclusivas para cada um. 

Além disso, se a sua empresa quer atrair mais possíveis clientes, os dados também podem contribuir. São essenciais para gerar leads qualificados. 

 

Como armazenar os dados dos clientes de forma segura?

Falamos sobre como os dados de clientes podem contribuir para que gestores tomem boas decisões em suas empresas.

Mas, precisamos fazer algumas observações. 

Dados de clientes precisam ser manejados com muita cautela. 

Informações como nome, endereço, idade, hábitos de consumo e preferências, são todos considerados dados pessoais. 

Você pode utilizá-los, desde que siga as orientações de uma importante e recente lei: a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

01 – Conheça a LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados vigora há alguns anos. Em síntese, é uma lei que veio para regulamentar e proteger os dados pessoais dos cidadãos.

É uma ferramenta legislativa que visa impor um limite à atuação de empresas privadas, bem como do próprio poder público. 

Por meio dessa lei, os usuários poderão saber quais dados privados as empresas têm acesso.

O século XXI traz muitas novidades. Embora já se especulasse que a Internet revolucionaria nossas vidas, nunca se imaginou a dimensão atual.

E, embora os gestores possam utilizar a Internet e todas as suas tecnologias para conquistar mais consumidores e alavancar suas vendas, precisamos fazer isto com sabedoria. 

É necessário estar atento a alguns limites, para que não os ultrapassemos.

Um dos principais objetivos da LGPD é fazer com que as empresas invistam mais na segurança de dados. 

Dessa forma, não apenas se evita que os dados dos usuários sejam utilizados de forma indevida, como também evitamos vazamentos. 

02 – O que muda para as empresas com a criação da LGPD?

Na prática, o que muda para as empresas é a exigência de que elas adotem uma política organizacional dos dados. 

Isso implica em algumas ações, como por exemplo:

  • Identificar quais são exatamente os dados que estão sendo coletados pela sua empresa;
  • Separar e organizar esses dados. Dados sensíveis devem ser armazenados com mais segurança do que dados comuns. 

Quando falamos em dados sensíveis, nos referimos a dados que trazem informações referentes a raça, opinião política e religiosa, sexualidade, saúde, genética, dentre outros. 

Certamente, a depender do ramo em que sua empresa atua, sequer há necessidade de manusear dados sensíveis. Por isso, fique bastante atento!

03 – Armazene esses dados de forma segura.

Os funcionários que terão acesso a esses dados precisam ser treinados e orientados para que saibam como gerenciá-los de forma discreta. 

Não é necessário que cada membro da sua equipe tenha acesso aos dados dos clientes. 

Como coletar os dados dos seus produtos para o seu negócio?

Aposte nos coletores da Compex! 

Aqui, possuímos diversos modelos de coletores que vão te ajudar com os dados do seu negócio. 

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Ainda não sabe qual é o ideal para o seu negócio? Fale com o nosso time! Nós podemos te ajudar!