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Dia dos namorados para supermercados: Como se preparar?

Dia dos namorados - Como preparar o seu supermercado para essa data

O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para um supermercado. Afinal, há mais consumo nessa data para presentear os nossos companheiros.

Neste conteúdo, vamos mostrar como preparar o seu estoque, como organizar o espaço físico do seu supermercado e ainda como fazer o marketing da sua empresa.

Como você pode ver desde já, esse conteúdo é fundamental para se preparar para a data. Portanto, recomendamos que leia até o final para não perder nenhuma informação.


Dia dos namorados: Como preparar o estoque?

O primeiro passo é preparar o estoque do seu supermercado para garantir mais vendas. Afinal, não é possível obter um lucro muito maior sem ter os itens necessários em seu estoque.

Tenha em mente os objetivos dos namorados

O Dia dos Namorados é uma data romântica, ou seja, as pessoas estão em busca de presentear os seus parceiros ou realizar uma atividade com eles nesta data tão importante. 

Por exemplo, uma atividade comum nesta ocasião é que os casais façam jantares românticos em casa. Outros casais podem optar por um piquenique, principalmente se tiverem uma família grande. 

Ao mesmo tempo, alguns casais podem, além de realizar esse tipo de atividades, optarem por presentear seus amados com flores ou doces. 

Ter esses dois objetivos principais dos namorados como base é fundamental para você ter sucesso em sua estratégia como um todo e principalmente na organização do seu estoque.

Clique aqui e veja nosso outro conteúdo sobre como reconhecer problemas na cadeia de suprimentos


Itens fundamentais para essa data

Como falamos anteriormente, os casais têm dois objetivos principais nesta data. Ao compreender esses objetivos, naturalmente, alguns itens se tornam fundamentais para este dia. Alguns deles são:

  • Vinhos de diferentes marcas
  • Espumantes de qualidade
  • Rosas
  • Lírios
  • Orquídeas
  • Violetas
  • Chocolates das principais marcas

Além desses itens para presente, é fundamental considerar ingredientes para as principais atividades dos casais, como no caso de jantares românticos. 

Considere os pratos mais conhecidos da sua região e os clássicos dessas atividades, como fondues de queijo, medalhões de filé mignon, mousse de chocolate, por exemplo.


Analise seus dados e as principais tendências 

Se seu supermercado já está equipado com um sistema para estoque, como o CPX inventário, você vai conseguir identificar os dados de vendas do mesmo período dessa data em anos anteriores.

Dessa forma, será possível entender melhor quais itens geralmente vão vender mais e o quanto você precisa comprar a mais. Além disso, também fique atento às principais tendências. 

Por exemplo, alguns produtos inovadores podem ser interessantes de se ter para encantar os casais que desejam algo mais recente e diferente.

Dia dos namorados: Como organizar o seu supermercado?

Uma vez que seu estoque já está pronto e os produtos chegaram, é hora de organizar o seu supermercado para o Dia dos Namorados. 

A ideia aqui é criar seções dedicadas aos produtos que mais saem, conforme falamos no tópico anterior. Veja também o nosso conteúdo sobre o futuro do varejo: tecnologia, IA e live commerce


Não é necessário uma grande decoração

Diferentemente de outras datas como São João ou Natal, o Dia dos Namorados não exige um grande investimento em decoração. 

É claro que o seu supermercado pode realizar a decoração que achar interessante, mas com base na nossa experiência, não é altamente necessário. 

Caso você ache importante, utilize os elementos mais conhecidos, como corações, cupidos, cartas com corações, presentes, e etc. Além disso, busque manter as cores entre o vermelho e o rosa.

Foque na apresentação dos produtos

Os produtos que mencionamos anteriormente devem ser o centro das atenções e estar em pontos estratégicos do seu estabelecimento. 

Recomendamos que coloque esses produtos na área frontal. Por exemplo, os chocolates, vinhos e as flores podem ficar nessa área. 

Dessa forma, os casais vão vê-los ao entrar no supermercado ou quando estiverem finalizando as compras. 

Além disso, é fundamental sinalizar os produtos com cartazes ou placas para garantir destaque. Nas placas ou cartazes, é interessante incluir o preço, nome do produto e a marca.


Dia dos namorados: Como fazer o seu marketing?

Agora que seu estabelecimento tem os produtos certos e preparou seu supermercado para receber os clientes, só falta o marketing dos produtos.

Destaque as promoções nos aplicativos de entrega

Se o seu supermercado utilizar aplicativos de entrega, como o iFood, por exemplo, recomendamos que configure as promoções que serão oferecidas nesses aplicativos. 

Dessa forma, os clientes que comprarem utilizando essa tecnologia perceberão os preços baixos, aumentando as chances de realizarem compras pelo aplicativo. 

Além disso, é uma ótima forma de garantir que pessoas que moram longe do seu estabelecimento também consigam comprar.

Descontos exclusivos

Uma ótima dica de marketing é oferecer descontos exclusivos para casais. Por exemplo, casais que fazem compras juntos podem receber descontos em determinados produtos ou em toda a compra. 

Utilizando este exemplo, os casais podem compartilhar o desconto exclusivo com amigos e familiares, potencializando o marketing boca a boca, que muitas vezes é o mais efetivo. 

Além disso, é possível anunciar os descontos exclusivos nas redes sociais ou no site do seu supermercado.


Panfletos para clientes

Uma prática muito interessante que pode ajudar a conscientizar mais pessoas sobre as promoções e descontos é o uso de panfletos para os clientes. 

A ideia é entregar um panfleto aos clientes sobre as promoções após a compra ou colocá-lo na bolsa junto com os itens que os clientes levarão.

Invista nos influenciadores da sua região

Por fim, invista em influenciadores digitais da sua região para promover as promoções ou os descontos. Com certeza existem influenciadores na sua cidade que valem a pena investir, e esse pode ser apenas o início de uma grande parceria. 

A ideia aqui é que o influenciador fale sobre os descontos e promoções do seu supermercado através de uma rede social, como pelos stories no Instagram. 

Dessa maneira, os seguidores da região estarão cientes da promoção e podem ir até ao seu estabelecimento para comprar.

Gostou desse conteúdo sobre essa data comemorativa? Clique aqui e confira mais conteúdos estratégicos para seu estabelecimento no nosso blog e no nosso Instagram.