Pesquisar
Close this Buscar box.
BLOG

Como aumentar vendas do supermercado? Automatize! 

Como aumentar as vendas do supermercado? Automatize! Neste conteúdo, vamos mostrar a verdadeira razão pela qual você pode estar perdendo vendas. 

Vamos falar sobre o que pode ser automatizado hoje em dia, os perigos de não automatizar o seu negócio o mais rápido possível e, por fim, as vantagens da automatização.

Como aumentar vendas do supermercado: O que pode ser automatizado?

Para iniciar nosso conteúdo, precisamos abordar o que exatamente pode ser automatizado em seu supermercado.

Atualmente, praticamente tudo pode ser automatizado. Quando nos referimos à automatização, estamos falando da automação de processos que podem ser propensos a erros e ineficiências, o que compromete a satisfação do cliente.

Empresas podem implementar automações através de softwares com sistemas específicos para seus supermercados, junto com ferramentas que trabalham em conjunto com esses sistemas.


Pagamento

A forma mais comum de pagar pelos itens comprados é o caixa, mas, hoje em dia, é possível automatizar esse processo de diversas formas. As mais comuns são:

  • Self-checkout: Ferramentas onde os próprios clientes podem realizar o pagamento sem a necessidade de filas e de forma autônoma.
  • Pagamento pelo smartphone: Ter um aplicativo para seu supermercado ou um sistema é muito interessante para que o cliente consiga pagar por ele.


Gerenciamento de estoque

A gestão do estoque é um dos aspectos fundamentais do seu supermercado. Com isso, surgiram diversas tecnologias e softwares para ajudar na administração do negócio:

  • Coletores para monitoramento inteligente: Coletores são ferramentas que coletam os itens do estoque e enviam as informações para o sistema do seu supermercado.
  • Alertas de reposição automáticos: Sistemas mais recentes avisam quando seu estoque está baixo e alguns até mesmo solicitam a reposição para os fornecedores.

Também não se esqueça de conhecer os melhores coletores da Compex para o seu supermercado clicando aqui. 


Segurança e monitoramento

O monitoramento é muito importante para o supermercado, porque, infelizmente, ocorrem pequenos furtos. Além disso, novas tecnologias também permitem garantir a integridade dos produtos:

  • Câmeras com sistemas inteligentes conseguem detectar comportamentos suspeitos por meio do treinamento com inteligência artificial.
  • Sensores especiais conseguem monitorar a temperatura dos alimentos e em áreas como o estoque, por exemplo, garantindo a preservação dos alimentos e outros produtos.


Como aumentar vendas do supermercado: Perigos de não automatizar

Todos nós sabemos que as vendas de um supermercado dependem muito da satisfação dos clientes. Afinal, é necessário que eles continuem comprando, seja pelo preço baixo, atendimento, confiança ou outros fatores.


Ineficiência operacional

Processos manuais, como o registro de vendas e a própria gestão de estoque, por exemplo, estão sujeitos a erros, e esses erros podem ser bastante silenciosos e perigosos. 

Utilizando a gestão de estoque como exemplo, mais compras ou menos compras do que é necessário podem ser um fator imperceptível, mas ao longo de meses, esses custos se somam, e ao longo de anos, podem ser fatais para seu negócio. 

Mercados menores que atendem apenas uma região podem sofrer bastante, mas supermercados podem sofrer ainda mais porque o investimento em produtos é maior, e com isso, os custos silenciosos podem ser maiores.


Erros humanos comuns

Muitos profissionais do seu supermercado certamente têm conhecimento e experiência, mas sem as ferramentas certas, eles têm grandes chances de errar. 

Por exemplo, um colaborador pode informar o preço errado e com isso causar problemas para o supermercado, afinal, segundo o direito do consumidor, este possui o direito de pagar o menor preço entre os divergentes. 

Se problemas como esse aparecerem com certa frequência, isso prejudicará a reputação do supermercado e a confiança de uma parte dos clientes. Porém, perceba que esse problema poderia ser facilmente resolvido com um dos leitores da Compex. Inclusive não esqueça de conhecer os melhores leitores da Compex para seu supermercado clicando aqui. 


Dificuldade em analisar dados

Há uma enorme quantidade de dados que seu supermercado pode produzir por dia, como a quantidade de vendas por período, itens mais vendidos e uma infinidade de outras métricas. 

Entender e analisar esses dados é fundamental para acompanhar as demandas dos seus clientes e conseguir atendê-las. 

Além disso, de forma geral, os dados de um supermercado são fundamentais para tomar decisões estratégicas e gerir melhor o seu estoque. Sem essas informações, fica praticamente impossível tomar decisões assertivas sobre o negócio.


Como aumentar vendas do supermercado: Vantagens de automatizar

No tópico anterior, falamos sobre os perigos de não automatizar, e agora vamos discutir as vantagens que vão muito além de livrar a sua empresa desses perigos.


Precisão e consistência

A automação, com o uso de ferramentas como os leitores que mencionamos anteriormente, aumentará a precisão eliminando qualquer erro humano possível. 

Usando o exemplo anterior, com os leitores da Compex, o profissional apenas precisaria direcionar o cliente para verificar o preço utilizando a máquina. 

Dessa forma, esse profissional pode se concentrar em problemas mais complexos no supermercado. Enquanto isso, o cliente fica satisfeito, pois suas necessidades são atendidas de forma rápida.


Conexão entre ferramentas e sistema

Um único sistema geralmente integra todas as ferramentas mencionadas desde o início do conteúdo, sendo capaz de gerenciar todo o seu negócio, com a presença de métricas, histórico e muitas outras funcionalidades.

Em resumo, mesmo com várias ferramenas diferentes todas elas estão enviando informação para um software de gestão para seu supermercado. 

Isso implica que, apesar de existirem diversas automações diferentes ao redor do seu supermercado, a liderança e os gestores podem verificar cada uma delas em um só lugar.


Análise avançada

Com o sistema integrado com as ferramentas mencionadas anteriormente, sua empresa terá acesso a diversas informações, possibilitando a realização de uma análise avançada do seu negócio em tempo real.

Dessa forma, traçar estratégias e identificar as áreas do seu supermercado que precisam de otimizações fica muito mais simples. Por exemplo, se o intervalo entre uma compra e outra estiver muito distante, isso pode indicar demoras nas filas. 

Essa constante análise com essa quantidade de dados é o que vai potencializar as decisões assertivas do seu supermercado. Além disso, prever resultados e tendências com base nas métricas do seu sistema integrado será muito mais simples com um sistema integrado..

Gostou desse conteúdo sobre automações? Clique aqui e confira mais conteúdos estratégicos para seu estabelecimento no nosso blog e no nosso Instagram.