Como implementar e integrar coletores de dados no estoque?
Neste conteúdo, você verá como é simples com esse passo a passo completo. Você não precisa ter visto nada antes, porque vamos explicar cada detalhe aqui mesmo.
Entretanto, é fundamental que você leia o nosso conteúdo até o final para não perder nenhum detalhe crucial que vamos abordar nesta matéria.
Por isso, confira a seguir!
Você vai ver nesse texto:
- Como implementar e integrar coletores de dados no estoque: o que são esses dispositivos?
- Como implementar e integrar coletores de dados no estoque: passo a passo completo;
- Como implementar e integrar coletores de dados no estoque: manutenção e suporte.
Como implementar e integrar coletores de dados no estoque: o que são esses dispositivos?
Coletores de dados são dispositivos fundamentais quando se tem uma empresa com um estoque, seja ele grande ou pequeno.
Afinal, eles são ferramentas projetadas para uma gestão bastante eficaz.
Esses dispositivos são pequenos e podem ser carregados na mão.
Falando sobre sua funcionalidade, eles atuam como scanners, identificando os itens do estoque e sincronizando essas informações com um software de gerenciamento.
Dessa forma, a sua empresa terá inúmeras vantagens e evitará diversos problemas comuns de um estoque desorganizado, como:
- Inconsistências nos registros de estoque.
- Falta de produtos essenciais.
- Excesso de estoque.
- Pedidos atrasados ou precoces.
- Falta de rastreabilidade dos seus produtos.
Esses dispositivos permitem que sua empresa tenha informações completas sobre seu estoque, como data de validade, demanda, localização, preço e muitas outras informações, para minimizar os erros e melhorar processos.
Em resumo, os coletores são uma ferramenta fundamental para qualquer empresa que precise lidar com algum tipo de estoque.
Como implementar e integrar coletores de dados no estoque: passo a passo completo
Agora que você já sabe o que são os coletores de dados, podemos falar sobre o passo a passo para a implementação e integração de coletores na sua empresa.
Passo 1: Avalie suas necessidades
Em primeiro lugar, é preciso avaliar as suas necessidades, visto que existem diversas empresas com diversas necessidades diferentes.
Dessa forma, considere os seguintes fatores:
- Volume de produtos que sua empresa gerencia;
- Complexidade de estoque (quantos produtos diferentes tem, se existem armazenamentos diferentes para cada um deles, temperatura e outros fatores);
- Qual é seu sistema atual para gerir o estoque.
Com base nessas três informações, é possível definir qual modelo específico de coletor você precisa.
Alguns coletores são feitos para funcionar bem em baixas temperaturas e outros em altas temperaturas.
Alguns coletores são resistentes a poeira e água, e outros não.
Essas diferenças são fundamentais na hora de escolher o seu coletor.
Passo 2: Configurações para uma transição suave
Após adquirir um coletor, é necessário realizar as configurações iniciais focando em uma transição suave.
Afinal, o objetivo dos coletores é trazer produtividade e não exigir um reaprendizado, não é verdade?
É nessa etapa que a integração é feita com o software que a empresa já utiliza, ou seja, todos os dados que sua empresa já possui serão mantidos e apenas serão integrados ao novo aparelho.
São definidos quais dados serão coletados para seu negócio, sendo os mais adequados para sua operação, como:
- RFID;
- QR Codes;
- Códigos Bidimensionais.
Após isso, é necessário fazer uma calibração para garantir que os testes de leitura estejam sendo feitos a todo vapor, com conectividade e integração ao sistema da sua empresa.
Essa parte não demora muito tempo, afinal, os coletores têm o objetivo de serem extremamente intuitivos, e essa vantagem nos leva para o próximo passo.
Passo 3: Treinamento da equipe
O terceiro passo é o treinamento da equipe e, graças à integração, será uma transição suave e uma mudança de passos quase imperceptível para os colaboradores.
Para isso, recomendamos que reúna todos os colaboradores que vão lidar com o estoque e com os dados.
Afinal, se todos souberem as informações passadas, maiores são as chances da equipe se manter coesa no dia a dia.
Cada empresa tem o seu próprio treinamento, mas recomendamos que todos façam as suas tarefas do dia a dia com os coletores de dados para que, na hora que surgirem as dúvidas, elas possam ser tiradas e a adoção dos equipamentos seja facilitada.
Dessa maneira, apesar de não ser necessário fazer muitos treinamentos, considere alguns para atualizações de recursos.
Como implementar e integrar coletores de dados no estoque: manutenção e suporte
Depois de já implementado, só vai faltar apenas dois passos que serão contínuos com os coletores: manutenção e suporte.
Todo equipamento naturalmente vai precisar de manutenção, seja ela via software com novas atualizações ou pelo hardware do dispositivo.
Dessa forma, em alguns momentos pontuais será necessário esses dois passos contínuos para garantir que o equipamento esteja funcionando da melhor forma possível para garantir a produtividade do seu time.
Além disso, aqui na Compex, nosso suporte está aqui para ajudar você e sua equipe em qualquer um dos passos.
Afinal, nosso compromisso é com a qualidade das soluções que oferecemos.
Desde 1999, acumulamos conhecimento e experiência com nossos clientes que vão desde varejo, logística, distribuição até hospitais, indústrias, órgãos públicos e muitos outros.
Além disso, estamos em todo o território nacional e sabemos que cada região possui uma necessidade e criamos soluções pensando em cada uma delas.
Com isso, sabemos como lidar com qualquer problema em qualquer etapa e estamos prontos para te ajudar.
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