Se a sua empresa atua por meio de lojas físicas, e-commerce, marketplace, redes sociais e aplicativos, é fundamental integrar todos esses canais, facilitando a vida do consumidor.
Essa integração traduz o conceito de omnichannel ou atendimento multicanal.
O foco é na Experiência do Cliente para atendê-lo com eficiência, independentemente do meio de contato que ele utiliza.
Afinal, hoje em dia, a forma de adquirir produtos ou serviços mudou bastante. Muitas vezes, o consumidor escolhe um item no ambiente virtual, mas deseja experimentá-lo no PDV antes de realizar a compra, certo?
Essa nova realidade veio para ficar e a sua empresa precisa estar preparada!
Tudo deve estar em sintonia para que os consumidores sejam impactados positivamente com uma experiência unificada e contínua.
Além de um ganho para o consumidor, a omnicanalidade proporciona ao varejista a oportunidade de encantar os clientes e oferecer ofertas exclusivas, de acordo com o seu perfil de compra.
Mas para que a estratégia omnichannel seja implementada com sucesso, as empresas devem investir em tecnologias capazes de integrar o ambiente físico e virtual.
Com essa visão estratégica e inteligente, seu negócio consegue gerar mais valor e aumentar vendas, escalando seus resultados!
Se esse ainda é um desafio para a sua empresa, aprofunde sobre o tema, com a leitura do conteúdo abaixo!
Omnichannel: explorando o conceito no varejo
O conceito omnichannel é a integração de todos os canais de atendimento ao cliente: lojas físicas e virtuais.
É uma estratégia com foco no consumidor, em que uma empresa está presente em vários canais que funcionam de uma forma complementar.
A ideia é fazer com que o consumidor não sinta a diferença entre o ambiente on-line e off-line da marca, ou seja, é a quebra de barreiras entre os mundos físico e virtual.
Tudo deve se comunicar da mesma forma, permitindo o gerenciamento do seu canal de vendas por meio de um único canal.
Assim, todas as áreas da empresa estarão integradas, com troca de informações, para o melhor gerenciamento de atendimento, estoque, vendas e logística.
Foco na Experiência do Cliente
A estratégia omnichannel permite uma experiência fluida ao consumidor, que consegue transitar facilmente entre os vários ponto de atendimento disponibilizados por uma empresa.
Só com os canais alinhados, é possível garantir uma experiência completa do cliente com a marca ao longo de toda jornada de compra, incluindo o pós-venda.
Assim, o cliente será atendido da mesma forma em todos os locais, melhorando a experiência de compra, com inteligência e coerência.
Dessa forma, o cliente fideliza com marcas que proporcionam uma experiência cada vez melhor!
Vantagens da estratégia omnichannel no varejo
Conheça as vantagens da estratégia omnichannel no varejo:
- Melhora a coleta de dados: com a integração do histórico dos seus clientes em seus canais de atendimento, é possível identificar tendências e pontos de melhorias no atendimento, direcionando ações de vendas de acordo com a demanda do consumidor;
- Personalização de ofertas, promoções ao seu cliente, gerando descontos exclusivos;
- Otimização do atendimento: possibilita que o seu cliente, ao entrar em contato com sua empresa, seja por qualquer meio, consiga fazer realizar uma troca, uma compra ou fazer uma reclamação;
- Oferecer possibilidades dinâmicas ao seu público: um exemplo é quando um cliente pode comprar em um canal de vendas e retirar em outro;
- Proporcionar uma experiência de compra melhor e mais completa ao cliente final, gerando mais valor ao negócio;
- Aumento da lucratividade: ao criar mais oportunidades de ofertas, além de fidelizar mais o cliente, sua empresa terá mais vendas e, consequentemente, mais lucro!
- Reduz custos operacionais: a automatização torna os processos mais simplificados, e integrados.
Como a Compex pode ajudar na sua estratégia omnichannel?
Para oferecer uma experiência de compra omnichannel, o varejo precisa contar com uma cadeia de suprimentos eficaz e tecnológica, incluindo parceiros estratégicos.
E, para isso, você pode contar com a Compex!
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