Tecnologia é primordial para logística no varejo e indústria

/
16 de dezembro de 2021

Todo empresário já sabe. Uma logística deficiente causa uma série de transtornos e é prejuízo na certa. Todo o processo, literalmente, fica travado. Para que não haja dor de cabeça nesse ponto, investir em tecnologia é primordial para uma boa logística no varejo e indústria.

A boa logística no varejo e indústria tem como objetivo fazer com que a empresa execute todas as operações de maneira efetiva, rápida, segura e, claro, ao menor custo. Ela visa garantir que os produtos certos estejam no lugar certo e no momento certo. Bom para o cliente, que tem o produto em mãos, melhor para o varejo e a indústria que garantem mais vendas.

O gerenciamento adequado maximiza a receita do varejo ou da indústria, aumenta a produtividade, traz boa reputação para a marca, gera mais negócios e reduz os custos. Não é possível fazer milagres da noite para o dia, mas já se sabe que para promover uma logística eficaz é necessário o emprego de algumas soluções, como os coletores de dados nas operações de controle, por exemplo.

O emprego da tecnologia nos processos traz grandes vantagens para a logística do varejo e indústria. De imediato é possível obter, com a integração a um software de gestão, melhorias no sistema de armazenagem, controles de estoque e maior cumprimento dos prazos, receitas imprescindíveis para a manutenção dos negócios.

E tudo isso, óbvio, só funciona se houver uma sincronia entre homens, processos e tecnologia. Uma pesquisa da Fundação Dom Cabral aponta que os custos logísticos das operações costumam ser altos, consumindo cerca de 12,37% da receita das empresas.

Boa logística do varejo e indústria exige boas soluções

 

Além dos coletores de dados, uma boa logística no varejo e indústria exige investimentos em sistema de ERP (Enterprise Resource Planning – integra as informações de todos os departamentos da empresa e tem uma série de funções administrativas), WMS (Warehouse Management System – sistema de gerenciamento de armazém/estoque) e o TMS (Transportation Management System – Sistema de Gerenciamento de Transportes). Por fim, há também o CRM (Customer Relationship Manager – gerenciador de relacionamento com o cliente).

Todas essas soluções reduzem o tempo empregado nas funções, facilitam a troca de informações, agilizam processos e reduzem custos operacionais, aumentando o controle, a qualidade e a produtividade. E em razão dessa necessidade, cada vez mais as empresas estão apostando na tecnologia como estratégia para garantir performance e competitividade.

Fluxo de reposição mais rápido com controle

A empresa varejista ou a indústria que se apoia no uso da tecnologia consegue controlar muito melhor seu estoque de produtos. A partir da coleta e da centralização de dados promovidos por sistemas e softwares com os mencionados acima, por exemplo, os gestores têm mais visibilidade sobre os armazéns, o que é fundamental para a rentabilidade dos negócios.

Definitivamente, para uma boa logística do varejo e indústria, a gestão de estoque exige um grande esforço e uma intensa atenção dentro das empresas, dados os impactos financeiros que erros nessas atividades podem ocasionar. Além disso, em negócios em que se lida com uma grande variedade de produtos, há sempre a necessidade de se organizar e controlar tudo de maneira robusta e precisa. Ou você ainda tem alguma dúvida?

 

 

Deixe um comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.