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Prevenção de perdas: 5 passos para implementar no seu negócio!

Prevenção de perdas: 5 passos para implementar no seu negócio

Você sabe a importância da prevenção de perdas para o seu negócio?

Negócios que atuam com a venda de produtos e mercadorias, inevitavelmente precisarão lidar com o problema das perdas. 

As perdas são naturais e é impossível erradicá-las por completo. 

Contudo, o problema se torna alarmante quando essas perdas se tornam frequentes e, principalmente, quando passam a impactar o faturamento do seu negócio. 

Essas perdas possuem diversas causas, algumas mais simples e outras mais complexas. Mas, a boa notícia é que elas podem ser controladas, implementando ações de prevenção de perdas.

Venha conosco e conheça mais sobre a prevenção de perdas e como implementá-la no seu negócio. Separamos alguns passos simples e fáceis para você seguir. Nos acompanhe!

 

Você vai ver nesse texto:

  • O que é a prevenção de perdas?
  • Qual a importância de prevenir perdas?
  • Conheça os principais tipos de perdas
  • Passo a passo de como implementar um programa de prevenção de perdas no seu negócio:
    • 01 – Faça o mapeamento dos processos
    • 02 – Identifique as causas de cada uma das perdas
    • 03 – Defina estratégias
    • 04 – Faça o monitoramento dos dados
    • 05 – Utilize a tecnologia como aliada


O que é a prevenção de perdas?

A prevenção de perdas deveria ser uma preocupação para todo empreendedor. 

Afinal, trata-se de um conjunto de estratégias cujo intuito é evitar que produtos sejam perdidos, diminuindo, assim, gastos desnecessários e o desperdício.

Geralmente, as empresas ficam muito focadas em promover campanhas de Marketing e no relacionamento com o cliente. 

Todavia, em meio a essa relação, existe algo muito importante: o produto que estamos vendendo. 

Este produto demanda alguns cuidados e atenções, que vão desde o processo de distribuição e entrega pelos fornecedores, até chegar às mãos do cliente final. 

Em alguns empreendimentos, esses cuidados são ainda mais relevantes.

É o caso de empreendedores inseridos no setor alimentício. 

Para proteger e evitar que esses produtos se percam, além de adotar algumas boas práticas de administração e inventário, podemos utilizar soluções tecnológicas que tornarão esses cuidados mais eficientes. 

E-book: Coletor de dados
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Qual a importância de prevenir perdas?

A prevenção de perdas é importante pois traz impactos diretos e indiretos para o seu negócio. 

Primeiramente, temos a redução de custos e o aumento do faturamento. 

Conforme você verá, a depender do tipo de perda, alguns gastos adicionais e desnecessários poderão ser incorporados à receita do seu negócio. 

Além disso, sempre que uma mercadoria é perdida, independente de seu valor, você está tendo prejuízo. 

Não importa se você vende produtos de R$10,00 ou R$1.000,00, é prejuízo. 

Afinal, você teve um custo para adquirir aquele produto da empresa fornecedora, e, em contrapartida, não terá qualquer retorno financeiro, ou seja, não haverá lucros. 

Dessa forma, quando investimos na prevenção de perdas, não apenas reduzimos gastos, como também permitimos que o faturamento seja ampliado.

Temos ainda os impactos indiretos que a prevenção de perdas traz. 

No próximo tópico, veremos que existe um tipo de perda que dialoga diretamente com a produtividade e a eficiência da sua equipe.

Uma equipe produtiva faz toda a diferença para um negócio. 

E é interessante perceber que a soma de todos esses elementos refletem sobre o consumidor.

O consumidor é a nossa estrela. Sempre. Precisamos fazer de tudo para que a experiência dele seja a melhor. 

Por isso, tenha em mente que prevenir perdas influenciará diretamente na qualidade do atendimento que você oferece aos seus clientes.


Conheça os principais tipos de perdas

Quando falamos em perdas em um negócio, independente do ramo, conseguimos identificar alguns tipos principais. 

É importante entender o tipo de perda, pois, a depender dessa classificação, poderemos ter que pensar em soluções diferentes. 

Por exemplo, perdas financeiras exigem alternativas diferentes de perdas operacionais.

Agora, vamos conhecê-las:


Perdas financeiras:

Tem relação direta com o dinheiro.

Por ser um tipo de prejuízo imediato, costuma gerar mais preocupação nos empreendedores. 

São perdas relacionadas a fraude, inadimplência, furtos e assaltos, bem como deficiências nas formas de pagamento.

Consideramos aqui, também, pagamentos irregulares e, inclusive, a falta dele. 


Perdas de produtividade:

Dentro de qualquer negócio existem padrões, procedimentos, meios de realizar a gestão e o controle.

Mas, quando esses procedimentos não são bem definidos e, principalmente, quando não são bem executados, a própria produtividade de um empreendimento é afetada.

Ocorre que os colaboradores terão mais dificuldade em se organizarem e conseguirem entregar tarefas muito simples. 

Além disso, como consequência dos elementos anteriores, não conseguirá oferecer uma experiência interessante ao cliente. 


Perdas operacionais:

Perdas relacionadas às operações realizadas na loja. Assim, perpassam pelo recebimento de mercadorias, armazenamento e movimentação dos produtos.

Podemos citar como exemplo, falhas que ocorrem ao receber mercadorias dos fornecedores. 

Erros cometidos que implicam na contagem e no registro equivocado de mercadorias. 

Quando esse tipo de problema ocorre, o empreendedor acaba perdendo parte do controle daquilo que está acontecendo. 


Perdas comerciais:

São ocasionadas, principalmente, pela ausência de uma determinada mercadoria.

Pensemos no caso de um supermercado. 

Se o cliente vai até o seu supermercado e não encontra itens básicos de sua lista de compras, irá procurar outro estabelecimento. 

Esse tipo de perda pode ser causada por alguma falha na reposição de determinado produto. Contudo, também pode ser causada por problemas na entrega dos fornecedores. 


Perdas administrativas:

São as perdas relacionadas diretamente ao gerenciamento de procedimentos feitos em seu negócio.

Em primeiro lugar, essas perdas podem ser causadas por deficiências na hora de comprar e/ou de estocar as mercadorias.

Temos também aquelas perdas relacionadas a desperdícios. 

Quando os recursos não são bem administrados, é possível que o estabelecimento desperdice água e energia, por exemplo. 

Perdas administrativas também abarcam os erros ao cadastrar e/ou precificar mercadorias. 


Perdas logísticas:

São problemas que envolvem a cadeia de suprimentos. 

Quando existem problemas no processo logístico, poderemos ter a ocorrência de atrasos e/ou perdas durante o transporte das suas mercadorias. 

Por consequência, teremos consumidores que ficam insatisfeitos ao não encontrarem no seu negócio os produtos que eles esperam.


Passo a passo de como implementar um programa de prevenção de perdas no seu negócio:

01 – Faça o mapeamento dos processos

Muitas das perdas que ocorrem em um negócio, advém da ausência de uma padronização, de definir procedimentos claros para executar as atividades. 

Além disso, essa etapa é fundamental para que possamos passar para a próxima.

Um empreendedor precisa conhecer muito bem aquilo que é feito em seu estabelecimento. 

Entender esses processos é vital para que possamos identificar pontos que precisam ser aperfeiçoados, bem como aqueles pontos críticos que acarretam perdas. 


02 – Identifique as causas de cada uma das perdas

Após termos mapeado os processos, chegou o momento de identificar a origem de cada uma das perdas do seu negócio. 

Dedique bastante tempo nessa etapa. Seja detalhista o máximo que conseguir.

Neste momento, teremos que fazer muitas perguntas, uma vez que nosso objetivo é investigar as causas das perdas ocorridas. 

Então, faça perguntas como:

  • Quais os tipos de produtos que mais são perdidos?
  • Em quais seções eles ficam?
  • Como é feita a gestão de inventário?
  • Os colaboradores foram treinados e preparados?

Se a sua empresa sofre com furtos ou desaparecimentos misteriosos de mercadorias, podemos fazer perguntas assim:

  • Quais mercadorias mais somem ou são furtadas?
  • Qual a origem desses furtos: internos ou externos?
  • Qual o impacto desses furtos para o faturamento do negócio?
  • Quais colaboradores têm acesso a essas mercadorias?

 

03 – Defina estratégias

Depois que identificamos a causa de um problema, precisamos começar a pensar em estratégias para solucioná-lo. 

É por isso que a etapa anterior é tão importante. 

Se você souber exatamente as causas de cada uma das perdas em seu negócio, conseguirá pensar em soluções específicas para cada uma delas. 

Por exemplo, suponhamos que você descobre que um de seus colaboradores está furtando mercadorias. O que fazer?

Bom, a solução imediata é fazer o desligamento dele. Posteriormente, se quiser, poderá tomar as providências legais.

Por fim, buscaremos responder a seguinte pergunta: o que eu posso fazer para evitar que essa perda ocorra novamente?


04 – Faça o monitoramento dos dados

Com as estratégias bem definidas, precisamos colocá-las em execução. É preciso sair do papel. 

Somada à execução das estratégias que definimos, é necessário que façamos mais uma coisa: o monitoramento dos dados e dos resultados obtidos. 

Mesmo que selecionemos as melhores estratégias para prevenir perdas, só saberemos se aquela estratégia é realmente eficaz quando analisarmos os resultados. 


05 – Utilize a tecnologia como aliada

O uso de soluções tecnológicas torna a implementação e a fiscalização de qualquer ação muito mais simples e eficiente. 

Aqui na Compex, temos diversas tecnologias que poderão te auxiliar nesses processos. 

Temos coletores de dados, por exemplo, que são equipamentos vitais para te auxiliar na prevenção de perdas e na gestão de inventário do seu negócio. 

Essas ferramentas te permitirão automatizar alguns processos, realizando-os de forma muito mais segura, com os resultados mais visíveis em suas mãos. 

Quer saber mais sobre como os coletores de dados ajudam na gestão do estoque? Continue a leitura a seguir! 

https://compex.com.br/coletor-de-dados-na-gestao-de-estoque/