Você sabe quais foram as principais tendências de mercado trazidas na NRF 2023?
O ano de 2023 começou com tudo. Logo nas primeiras semanas do ano, vimos acontecer o maior evento do setor dos varejistas.
Esse evento é considerado um marco e um sonho de consumo de todo mundo que é ou pretende se tornar um varejista.
É um espaço para trabalhar sua rede de contatos e, ainda, conhecer quais são as tendências e expectativas para o mundo do varejo.
Venha conosco e conheça tudo de mais importante que rolou na NRF 2023. Veremos o que é este evento, onde ocorreu, e os principais pontos que foram abordados. Nos acompanhe!
O que é a NRF?
NRF é a sigla utilizada para nos referirmos a National Retail Federation, uma entidade reguladora que organiza, periodicamente, a NRF Retail’s Big Show.
Trata-se de um evento na qual são reunidos grandes representantes do varejo.
E, claro, milhares de varejistas brasileiros participam do evento.
O objetivo desse evento é discutir e refletir sobre as mudanças sofridas no comércio e, a partir daí, identificar tendências para um futuro próximo.
Importante salientar que o evento, em 2023, foi realizado em Nova York, cidade esta que é conhecida por ser um centro cultural, financeiro, comercial, e claro, varejista.
Ou seja, uma escolha simbólica do local que sedia este evento.
Para o ano de 2023, a NRF buscou dar uma revigorada, visando levar mais conteúdo diverso.
Os pilares que nortearam a construção do evento este ano são as tecnologias, as conexões e a inspiração.
Nesta edição, tivemos mais de 350 palestrantes. E, além disso, como representantes de marcas globais, cerca de 800 expositores.
Temos empresas gigantescas e conhecidíssimas que participam, como Google e Calvin Klein.
Quando acontece a NRF?
A NRF Retail’s Big Show costuma ser um evento anual. Dessa forma, todos os anos temos edições novas com propostas e temas de debate distintos.
Em 2023, a NRF foi realizada entre os dias 15, 16 e 17 de janeiro.
Isso mesmo, o evento teve duração de 03 dias e foi caracterizado como uma feira de nível internacional que recebe pessoas de dezenas de países.
Conforme havíamos dito, o evento ocorreu na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Foi realizado no Jacob K. Javits Convention Center.
Como estamos falando de um evento gigantesco, que reúne milhares de varejistas de todo o mundo, toda a área de exposição foi subdividida.
O objetivo é garantir que cada um dos participantes possam ter a melhor experiência e participar das atividades e debates que realmente lhes interessam.
Na NRF 2023, foram feitas 04 subdivisões principais:
1. Grandes ideias do expositor
Espaço que apresenta mais de 100 sessões, voltadas para apresentar estudos de caso.
Nestes estudos de caso, são expostas situações na qual os fornecedores e os clientes propuseram soluções inteligentes e interessantes para aquele problema.
2. Pavilhão de tecnologia alimentar
Trata-se do Food Service Technology Pavilion.
Nessa subdivisão, encontramos expositores que desenvolveram sistemas que trazem soluções em operações que envolvam food service.
Também é um espaço para trabalhar conteúdos relacionados a soluções tecnológicas que envolvam bebidas e alimentos.
3. Laboratório de inovação
Espaço voltado para que os participantes tenham acesso a novas tecnologias, a exemplo de tecnologias de realidade aumentada e inteligência artificial.
4. Zona de inicialização
Espaço mais voltado para os varejistas iniciantes. A ideia é que eles tenham um local de fala e possam apresentar ideias e soluções inteligentes que eles desenvolveram no varejo.
E agora, já sabemos quando será a NRF 2024?
Bom, em 2024, teremos uma novidade: a expansão, para a Ásia-Pacífico, do NRF. Será a NRF 2024: Retail’s Big Show Asia Pacific.
Esta edição provavelmente ocorrerá em Singapura, dos dias 11 a 13 de junho de 2024.
Por sua vez, a edição anual da NRF 2024 ocorrerá em Nova York, no mês de janeiro, sem data certa ainda.
NRF 2023: confira os principais pontos que repercutiram no evento
01 – Experiência do consumidor
Essa temática debatida na NRF 2023, já vem sendo falada nos bastidores e até mesmo entre varejistas há alguns anos.
Porém, ao ganhar espaço no evento, a tendência se confirma.
A experiência do consumidor tem vínculo direto com a jornada do cliente.
Essa jornada engloba todos os momentos que aquele cliente vivenciará com o varejista. Desde o pré até o pós compras.
Grande parte dessa experiência (embora não seja ela toda) é construída a partir da comunicação.
Estabelecer uma comunicação com clientes, apesar de não ser uma tarefa difícil, pode demandar muito tempo e esforço.
Nesse sentido, cada vez mais os varejistas buscam, e isso foi bastante elucidado na NRF 2023, por ferramentas e tecnologias que facilitem esse processo.
E mais que isso, que o torne ainda mais eficiente.
Ferramentas e tecnologias assim são imprescindíveis para que o marketing de relacionamento atinja seus objetivos e fidelize mais clientes.
Basicamente, elas asseguram que o cliente tenha uma experiência agradável e com garantia de suporte durante sua jornada de compra.
02 – Live shopping
E tivemos debates sobre a live shop na NRF 2023. A expressão live shop passou a ser cunhada especialmente após a pandemia de COVID-19.
Utilizamos esse termo para nos referir ao processo de divulgação, publicização e venda de um produto, utilizando transmissões feitas ao vivo.
Ou seja: são as famosas lives.
Mas não confunda. A live shop é um pouco distinta das lives comuns que já conhecemos.
Nela, a ideia é que, além de divulgar e orientar os consumidores, esse cliente possa comprar o produto sem sair da transmissão, ali mesmo.
Como?
Através de um checkout. Checkout este que fará o direcionamento do cliente a partir do próprio evento.
03 – Dados
Os dados dos consumidores são uma ferramenta importantíssima para os varejistas e, inclusive, nos dizem qual caminho seguir e quais ações de divulgação serão mais eficientes.
A análise de dados confere ao varejista um volume de informações que são fundamentais para entender o perfil e o comportamento de um consumidor.
Em virtude disso, possui ligação direta com a conversão de leads e com a fidelização de clientes, por exemplo.
Além disso, se você está por dentro deste mercado, sabe que uma das tendências dos últimos anos, é o oferecimento de serviços, produtos e de um atendimento cada vez mais especializado.
Ou seja, um serviço/produto que seja personalizado e que dialogue, diretamente, com aquele consumidor.
Assim, podemos oferecer um atendimento que escute e que atenda as demandas e necessidades específicas de cada um.
E, neste aspecto, os dados possuem imensa relevância.
04 – Sustentabilidade
A sustentabilidade foi um dos grandes temas pautados na NRF 2023.
Temos observado uma mudança de visão nos consumidores, com a crescente valorização de iniciativas que sejam sustentáveis.
Consequentemente, em virtude dessa alteração no comportamento, cabe aos varejistas ficarem atentos, até mesmo para saberem para onde guiar suas empresas e investimentos.
Aqui, a previsão é que alguns pontos passarão a fazer mais parte da rotina dos consumidores, nos próximos anos:
- Como minimizar o desperdício?
- Como reutilizar produtos?
- Qual a origem desse produto?
- Como se deu o processo produtivo?
Em especial as duas últimas questões, têm sido bastante levantadas nos últimos anos.
Quer um exemplo?
Até uns 10 anos atrás, dificilmente víamos e comprávamos produtos veganos e que não foram testados em animais.
Hoje, muitos consumidores antes de pensarem em adquirir um certo produto, fazem esse questionamento.
Por isso, é fundamental que todo e qualquer varejista, independente do tamanho do seu varejo, busque levar maior transparência, buscando ações que reduzam o impacto ambiental.
05 – A chegada de novos canais digitais
Sim!
Esteja você surpreso ou não, a verdade é que existe elevada expectativa que levará os varejistas a ficarem bem atentos com novos canais digitais.
Em especial, ficar atento no uso desses canais e como eles impactarão a experiência que a geração Z tem.
Canais estes que poderão ser não apenas espaços para trabalhar o Marketing, mas um instrumento para elevar e amplificar a experiência do consumidor.
O que esperamos, a partir de agora, é que estes novos canais irão unir ainda mais a realidade física com a realidade virtual.
Ou seja, nos referimos a tecnologias chamadas de disruptivas e metaverso.
Cabe salientar, ainda, que o metaverso foi um dos temas mais debatidos na edição anterior, na NRF 2022.