Logística 4.0: mais competitividade para sua empresa

/
30 de junho de 2022

A “logística 4.0” é um conceito que vem sendo bastante utilizado no mercado atual e encontra-se em constante evolução. 

Explicando resumidamente, a Logística 4.0 envolve a aplicação de recursos tecnológicos para otimizar todos os processos logísticos, com ganhos em: velocidade e eficiência, além da redução de custos.

Representa uma nova virada do setor logístico, seguindo a tendência da digitalização e automação das empresas. 

Ou seja, os processos logísticos estão cada vez mais inteligentes, levando integração e conectividade para todo o ecossistema: nos Centros de Distribuição e Cadeias de Suprimentos (Suplly Chain), em todos os setores da economia.

Diante disso, compreender o movimento da Logística 4.0, sabendo como a sua empresa pode alcançar mais resultados a partir das novas soluções propostas, é essencial para o sucesso do seu negócio!

Fique por dentro do tema com a leitura a seguir, e conheça as soluções que a Compex oferece para escalar seus resultados!

Explorando o conceito da Logística 4.0

 

Reflexo da quarta Revolução Industrial – considerada a era dos dados: com Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas, etc., a Logística 4.0 usa tecnologias inovadoras, com sistemas de gestão que centralizam dados, para integração de todos os processos.

Desse modo, a logística, que já movimenta o planeta, passa a ser um diferencial ainda mais importante e competitivo das empresas atentas à evolução. 

Afinal, tudo dependente da logística: funcionamento da indústria e do comércio em geral, redes de lojas, restaurantes, supermercados, farmácias, e-commerce, além de outros setores, incluindo o hospitalar, entre outros.

A ideia é modernizar a operação do estoque, melhorando e otimizando o fluxo de suprimento de matérias-primas e produtos acabados para atender às necessidades dos clientes.

E como chegar lá?

Para alcançarem esses objetivos, as empresas precisam implementar os novos conceitos de planejamento, controle de procedimentos e monitoramento de fluxos – tanto de informações quanto de materiais.

Benefícios da Logística 4.0 para a gestão mais eficiente


Com a automação de processos e a integração de informações, os gestores conseguem tomar melhores decisões, beneficiando toda a cadeia de suprimentos.

Além disso, outros benefícios são:

  • Eficiência operacional: 
  • Otimização de processos;
  • Processos transparentes;
  • Otimização da gestão do estoque;
  • Controle eficiente da cadeia produtiva;
  • Mais conectividade e integração do ecossistema logístico;
  • Tomadas de decisão mais assertivas;
  • Minimiza de perdas e prejuízos;
  • Redução de custos com a automação;
  • Mais produtividade;
  • Mais rentabilidade e lucros.


Compex oferece soluções completas para otimização da gestão de estoque


Agora que você já sabe a importância da Logística 4.0, que tal dar este salto no seu negócio?

Para isso, conte com as soluções completas da Compex para modernizar as suas operações logísticas, otimizando a gestão de estoque.

Com nossos coletores de dados e softwares integrados, por exemplo, é possível acompanhar processos de fabricação, transporte e vendas, além de gerenciamento de estoque e armazéns, controlando a entrada e saída de ativos.

Com forte atuação nacional desde 1999, a Compex garante o compromisso com a qualidade e um amplo portfólio, com produtos de alta tecnologia para o mercado de automação: coletores de dados e softwares, leitores de códigos de barras e impressoras térmicas.

Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba quais são as soluções que atendem às suas necessidades.

 

Deixe um comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.