Locação de coletores de dados garante tecnologia atualizada

/
27 de setembro de 2021

locação de coletores de dados sempre foi uma prática recorrente no mercado de automação para o varejo no Brasil. Mas com a pandemia do coronavírus desde o princípio de 2020, a modalidade ganhou mais adesão. Com ele o varejista tem modelos dos mais variados à disposição, para as mais diferentes funcionalidades e operações em supermercados, farmácias, redes de materiais de construção, lojas de e-commerce, fábricas e companhias transportadoras e de logística.  

Como costuma dizer o consultor Gustavo Carrer, não há uma regra universal que contemple todos os tipos de ativos, para todas as empresas e mercados, em todos os momentos. Cada decisão é única e deve ser tomada de acordo com as características de cada solução. A locação de coletores de dados, por exemplo, é fundamental para as operações de retaguarda das lojas e Centro de Distribuição.  

De acordo com Gustavo Carrer, não existe hora certa ou errada do varejista para esse tipo de investimento, pois se tecnologia melhora os seus resultados e traz retorno sobre o investimento, não haveria motivos objetivos para adiar sua aquisição. Adiar investimentos, a princípio, segundo ele, pode parecer uma decisão de menor risco, afinal seus impactos positivos ou negativos ocorrerão sempre no futuro.  

Por outro lado, ao tomar decisão de trazer uma nova tecnologia, como os coletores de dados, para o negócio sempre tira as pessoas da zona de conforto e implica muitas vezes em expor deficiências em processos e na gestão de estoque, por exemplo.  

Benefícios com a locação de coletores de dados  

Os coletores de dados são utilizados por muitas empresas varejistas (e são fundamentais em suas operações), pois agilizam e facilitam a captura e o gerenciamento de informações via código de barras. E com o uso deles, a empresa pode ganhar em qualidade operacional, melhor produtividade, tem redução de custos, garante informações mais seguras e maior competitividade.  

Abaixo, seguem alguns pontos importantes da locação de coletores de dados: 

  1. Parcelas fixas que não sofrem alterações durante a vigência do contrato; 
  2.  Passível de dedução de IR, pois as mensalidades entram como despesa; 
  3.  Seu parque tecnológico sempre moderno e atualizado. 

Habitualmente, os contratos são fechados por períodos, mensais ou anuais.  

Com a locação, varejista tem coletores de dados atualizados 

Por meio da locação de coletores de dados, o varejista sempre terá em mãos equipamentos atualizados. Também é preciso lembrar que a manutenção deles é fundamental para o bom funcionamento, o que é garantido na modalidade de locação.  

E, por fim, como indicado, a locação de coletores de dados também dá a possibilidade ao varejista da dedução dos valores das mensalidades no IRPJ (para empresas do Lucro Real) e o crédito de PIS/Cofins para companhias que além do Lucro Real estão no regime não-cumulativo do PIS/Cofins.  

Ainda tem dúvidas? Procure a equipe de consultores da Compex, que está à disposição para prestar mais esclarecimentos.  

Deixe um comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.