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Chegou a hora de começar a preparar a sua loja para a Páscoa!

Chegou a hora de começar a preparar a sua loja para a Páscoa

Você sabia que já pode começar a preparar a loja para a Páscoa 2023?

Este ano, a Páscoa será comemorada no dia 09 de abril, em um domingo, logo após a famosa Sexta-Feira Santa. 

A Páscoa é um feriado de origem judaica, e que, com o tempo, adquiriu particular relevância entre os cristãos. 

E o Brasil, por se tratar de um país cuja maioria religiosa é cristã, comemora essa data. 

Nesse sentido, todos os anos, quando essa data se aproxima, os comerciantes e varejistas começam os preparativos para enfeitar suas lojas e conseguirem vender mais. 

Afinal, além de um feriado de importância religiosa, datas como esta possuem um significado econômico expressivo. 

Feitas essas apresentações iniciais, venha conosco e descubra como preparar a loja para a Páscoa em 2023. Separamos diversas dicas que te ajudarão a decorar o ambiente e aumentar suas vendas. 

Você vai ver nesse texto:

  • Importância da gestão de estoque em datas comemorativas
  • Comece a preparar sua loja para a Páscoa: 
    • 01 – Defina quais mercadorias serão destaque
    • 02 – Invista em campanhas de Marketing personalizadas
    • 03 – Faça parcerias e pense em combos promocionais
    • 04 – Busque brindes diferenciados
    • 05 – Decoração temática: vale a pena?
E-book: Coletor de dados
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Importância da gestão de estoque em datas comemorativas

O gerenciamento do estoque de uma loja é um elemento fundamental em todos os dias do ano. Contudo, em datas comemorativas, é ainda mais relevante. 

Segundo a Abccom, datas comemorativas podem representar até 30% do faturamento anual que uma loja virtual apresenta. 

Isso significa que feriados como a Páscoa impulsionam as vendas. 

Justamente em virtude disso, não podemos perder a oportunidade e deixar que um momento desses passe em branco. 

Mas, para começar os preparativos da loja, o passo inicial é de organização interna. Estamos nos referindo ao gerenciamento do estoque. 

A gestão de estoque traz inúmeras vantagens para um negócio. Contudo, dentre esses vários benefícios, ela permite que o varejista tenha controle sobre as mercadorias. 

E esse controle é essencial para não permitir faltar mercadorias. 

Conforme havíamos dito, datas comemorativas são períodos marcados pelo aumento nas vendas das lojas. 

Tal fato traz uma consequência direta: a loja precisa ter, em seu estoque, uma quantidade maior de mercadorias do que o normal. 

Se você sabe que irá vender mais, precisa se organizar com os fornecedores para ter mais produtos à disposição dos clientes. 

Mas, tenha cuidado!

Não se trata de dobrar ou triplicar toda mercadoria da sua loja. Precisamos saber os produtos que estarão em destaque. 

Ou seja, aqueles produtos que realmente serão vendidos, para evitar que você saia no prejuízo. 

É por este motivo que a gestão de inventário possui tamanha relevância. 

Conseguiremos saber os produtos que precisam de reposição, aqueles que mais estão sendo vendidos, além de poder fazer o controle das datas de vencimento, se necessário. 

Em especial para os lojistas inseridos no ramo alimentício, o controle sobre datas de validade é fundamental. 

Comece a preparar sua loja para a Páscoa

01 – Defina quais mercadorias serão destaque

Havíamos falado brevemente sobre este tópico anteriormente. 

Cada data comemorativa é marcada por determinados produtos que são comercializados em maior volume. Na Páscoa, as grandes estrelas são os ovos de páscoa e os chocolates em geral. 

Por isso, se a sua loja comercializa esse tipo de produto, com toda certeza eles não podem ser esquecidos. 

Agora é o momento de pedir para os fornecedores enviarem mais desses produtinhos em destaque. Ou, se a sua loja produz os próprios produtos, está na hora de aumentar a produção da sua equipe.

De um modo ou de outro, o importante é mantermos esses produtos-destaque sempre presentes no estoque.  

02 – Invista em campanhas de Marketing personalizadas

Você não precisa esperar o dia 09 de abril chegar para divulgar seus produtos. 

Na verdade, tão logo sua loja esteja preparada, comece com o trabalho de divulgação. A divulgação nunca é demais. 

Em momentos assim as redes sociais são muito ricas. 

São canais fundamentais para divulgar os seus produtos, investir no marketing de conteúdo e trabalhar o marketing de relacionamento com o cliente. 

É interessante planejar as ações de Marketing com antecedência e selecionar quais estratégias serão utilizadas.

Não é necessário investir em todas as estratégias de Marketing existentes. O ideal é investir nas melhores estratégias para o seu negócio e para os seus clientes.

Além de redes sociais, existem várias outras alternativas. 

Desde anúncios pagos, newsletters, e-mail marketing, e, inclusive, campanhas de geolocalização. 

Algo que sempre recomendamos, em especial para datas como essa, é trabalhar o visual da sua loja. Tanto a loja física quanto a loja virtual, as redes sociais e afins. 

É interessante incorporar o espírito daquela data e promover uma decoração temática. 

Assim, quando o cliente acessar o Instagram da sua loja, por exemplo, verá não apenas ótimas campanhas de divulgação, como um trabalho visual único e especial. 

03 – Faça parcerias e pense em combos promocionais

Quando fazemos boas parcerias, elas tendem a ser benéficas para todos os envolvidos.

Se a sua loja não vende os produtos queridinhos da Páscoa (ovos de páscoa, doces e chocolates), é possível pensar em firmar parcerias com lojas que vendem esses produtos. 

Dessa forma, juntos, vocês podem criar promoções exclusivas e até mesmo combos de produtos de ambas as lojas. 

E claro, tudo isso com um preço especial para o bolso do cliente. 

Ao firmar uma parceria, além de atrair o nosso público-alvo, você consegue atrair, também, o público-alvo da loja parceira. 

É uma forma de expandir o número de clientes, aumentando a fidelização e a captação. Sem contar no aumento das vendas que essas parcerias proporcionam. 

Isso significa que estamos falando de benefícios a curto e a longo prazo para o seu estabelecimento. 

04 – Busque brindes diferenciados

Se você ainda não aprendeu, está na hora de aprender: clientes querem ser tratados com exclusividade. Querem ser mimados e se sentirem especiais. 

Dentre as várias oportunidades que as datas comemorativas abrem, elas nos permitem trabalhar o relacionamento pessoal com o cliente, fortalecendo o vínculo. 

Existem vários caminhos que podemos adotar para atingir esta finalidade. 

Brindes para os clientes são apenas uma delas. 

Trata-se de uma micro ação, mas com potencial para deixar o seu cliente feliz e fazê-lo preferir a sua loja, em vez da concorrência. 

Você pode pensar em brindes que se relacionam com a Páscoa. 

Barras de chocolate, bombons, brigadeiros, doces, objetos que lembrem a data, são uma boa alternativa. 

Você pode começar a fazer esses brindes agora, deixando-os armazenados em um local apropriado. 

Assim, quando se aproximar da semana da Páscoa, não estará sobrecarregado com essas atividades. 

05 – Decoração temática: vale a pena?

Provavelmente você já sabe que a resposta para essa pergunta é sim. 

Existem muitos artigos temáticos que encontramos em lojas de decoração e na Internet, e que podemos adquirir para deixar a loja com o espírito da Páscoa. 

Desde papéis de parede, itens voltados para papelaria, almofadas, copos, canecas, coelhos de brinquedo, dentre vários outros. 

Quando falamos em decoração temática, não nos referimos exclusivamente a loja física. 

Afinal, você também pode (e deve) “decorar” sua loja virtual.

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