Como utilizar coletores de dados na indústria?

/
18 de junho de 2019

Temas com a indústria 4.0, adequação à globalização e diminuição de custos a partir da automatização, fazem parte de reuniões e discussões de profissionais envolvidos nos processos fabris.

Mais do que nunca, a automação industrial é assunto obrigatório nos planejamentos estratégicos.

Engenheiros, profissionais da área de TI e gestores buscam alternativas e soluções para promover processos ágeis e controles eficazes das linhas de produção e do armazenamento de produtos acabados.

Uma das ferramentas que comprovadamente resolve e garante a qualidade da informação no chão de fábrica é o coletor de dados.

Nesse artigo vamos apresentar opções para a utilização de coletores de dados na indústria. Continue lendo e confira!

 

O que são coletores de dados?

Coletores são equipamentos utilizados para a captação e remessa de dados a um sistema de gestão.

Nos processos manuais, o controle de produção, por exemplo, é realizado através de formulários, onde o operador de determinado equipamento anota o horário e a quantidade de mercadorias produzidas.

O grande problema enfrentado para garantir a veracidade das informações, nos processos manuais, está na confiança dos dados apontados.

Ou seja, o funcionário pode ter feito a contagem de maneira equivocada, pode ainda ter trocado os números quando estava realizando o apontamento dos dados.

Ainda existem riscos de erros na leitura do digitador e na própria inserção dos dados nos computadores.

Enfim, qualquer engano nesse processo é suficiente para invalidar toda uma base de dados, que poderia gerar informações importantes para uma análise e até mesmo para a tomada de decisão.

O coletor de dados faz a leitura dessas informações de forma automática e as encaminha eletronicamente para o sistema.

 

Como a indústria pode utilizar os coletores de dados?

São diversas as operações na indústria que podem contar com os coletores de dados, evitando erros e garantindo a qualidade da informação.

Na entrada de mercadorias e matérias-primas, os coletores devem estar presentes para que todo o processo de conferência seja automatizado.

A partir da leitura dos códigos de barras dos produtos entregues, é possível realizar uma checagem junto ao pedido de compra.

No inventário de estoques, o coletor agiliza o processo e diminui as possibilidades de erros na contagem, facilitando a operação através da leitura e registro automático.

Os processos de conferência de cargas para embarque também podem contar com a ajuda dos coletores de dados, quando o profissional pode, através dessa ferramenta, separar os pedidos com a certeza de estar embarcando a mercadoria correta.

Isso ocorre através da consistência de dados no momento da separação dos produtos, quando o coletor, ao fazer a leitura da mercadoria, verifica se essa faz parte da nota fiscal que está sendo expedida.

Todo o gerenciamento físico, seja de produtos acabados, em processo de avaliação de qualidade, ou ainda rejeitados e que serão reprocessados, podem contar com ações de consistência de forma automática.

Os coletores de dados podem, através de seus sistemas, verificar se o destino que está sendo dado a um lote de produtos, está de acordo com as tarefas programadas para aquelas mercadorias.

Enfim, são muitas as possibilidades onde os coletores de dados podem suprir deficiências, tornarem os processos mais rápidos e garantir a qualidade.

 

Quais são as vantagens de utilizar coletores de dados nas indústrias?

Nos processos onde se aplica a utilização dos coletores de dados, a automação nos controles industriais apresenta inúmeras vantagens.

Dentre tantas possibilidades, destacamos:

  • Automatização dos processos;
  • Aumento da produtividade;
  • Aumento da lucratividade;
  • Melhor gerenciamento das atividades;
  • Diminuição dos erros.

 

Preocupações e receios que faziam parte dos processos diários deixam de existir a partir da utilização dos coletores de dados.

A automação, além de todas as vantagens apresentadas, também é a ferramenta ideal para auditorias, avaliação de desempenho e levantamento de históricos.

A Compex é especializada no fornecimento de coletores de dados, oferecendo ao mercado o que existe de mais moderno e sofisticado. Acesse nosso site e conheças nossas soluções.

Deixe um comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.