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Tendências do consumidor de varejo: Conheça as principais!

Tendências do consumidor de varejo_ Veja as 5 principais!

As tendências do consumidor no varejo são muito importantes, e precisamos acompanhá-las para manter nosso negócio relevante no nosso setor. 

Nesse conteúdo, vamos mostrar a importância do monitoramento de tendências, as cinco principais tendências que sua empresa precisa acompanhar e como estar sempre próximo das tendências.

Tendências do consumidor de varejo: Por que é importante saber de cada uma delas?

Muitos varejistas acreditam que não é importante acompanhar as últimas novidades, mas é extremamente importante, não só para o presente, mas também para o futuro.

  • Estar um passo à frente da concorrência.
  • Acompanhar as novas tecnologias.
  • Otimizar os processos da sua empresa.
  • Entregar seus produtos com mais velocidade.
  • Aumentar o faturamento pela maior eficiência e controle.

Teoricamente, o varejo não possui muitos pilares diferentes, afinal, é um negócio facilmente replicável. Ao mesmo tempo, assim como em todos os outros setores, ele sofre por conta das tendências. 

Pense nos empreendedores que subestimaram o e-commerce, os aplicativos de varejo, a inteligência artificial para recomendação de produtos ou o marketing digital; todas essas mudanças radicais não vieram exatamente do varejo, mas tiveram um grande impacto no setor. 

Pela nossa experiência, não é exagero dizer que não acompanhar as tendências pode ser fatal para o seu negócio.


Tendências do consumidor de varejo: As 5 principais que você deve conhecer

Agora que você entendeu rapidamente a importância das tendências, podemos falar sobre as cinco principais que você deve conhecer para obter todas essas vantagens mencionadas acima.


Compras online e offline integradas

A compra online e offline estão cada vez mais integradas no mundo de hoje, pois o mundo digital está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. 

Os varejistas precisam oferecer uma experiência coesa tanto em suas lojas físicas, com um ótimo atendimento e velocidade, quanto nas compras online. 

Ou seja, um site com visual agradável, rápido, com múltiplas opções de formas de pagamento, de fácil acesso pelo computador e celular, com todos os produtos da loja disponíveis e muitos outros elementos. 

Compras offline e online integradas, seu cliente não corre o risco de conhecer um membro da concorrência ao pesquisar no mundo digital. Essa fidelidade à marca é fundamental.


Personalização e experiências sob medida

Os consumidores de hoje não só desejam uma experiência personalizada, mas esperam que sua empresa ofereça essa experiência. Experiências personalizadas são possíveis hoje com base na análise de dados e inteligência artificial integrada em seu site. 

Por incrível que pareça, hoje não é um alto investimento, mas possui um alto retorno. Um ótimo exemplo de experiência personalizada é a recomendação de certos produtos para o cliente que está visitando o site do seu negócio, com base no histórico de compras dele. 

Vamos imaginar que você tem uma loja de roupas. Se o cliente compra uma calça preta e sua base de dados indica que outros clientes que compraram o mesmo produto também compraram um cinto, o seu site vai recomendar o cinto. 

Isso não só aumenta as chances do cliente comprar mais e garantir sua fidelidade, mas também aumenta o faturamento do seu negócio com base nas estratégias LTV.

Leia também: Como usar a inteligência artificial para melhorar a sua gestão de estoque?


Sustentabilidade e responsabilidade social

A sustentabilidade e responsabilidade social têm sido uma grande questão para as empresas nos últimos anos, principalmente com a geração Z (pessoas que nasceram entre meados da década de 1990 e meados dos anos 2010). 

Esse compromisso com esses temas é visto como um requisito fundamental para obter a fidelidade dos clientes. Parece algo simples porque não era importante para outras gerações. É importante ficar atento a essa tendência, pois os jovens da geração Z serão os futuros clientes do seu negócio.


Experiências imersivas e sensoriais

Quando falamos em experiências imersivas e sensoriais no varejo, queremos falar sobre a integração entre a loja física e a sua loja virtual. 

Ambas precisam se comportar como se fossem algo único. Além disso, uma experiência imersiva é para as lojas que desejam engajar mais os seguidores, criando uma experiência única que vai além da simples compra.

  • Comunicar o lançamento de uma nova coleção ou novos produtos
  • Destacar pontos de vendas (Principalmente os que estão recebendo poucas visitas)
  • Mostrar bastidores da loja
  • Teste de produtos nos pontos de venda


Compras baseadas em valores e propósito

Como falamos anteriormente, a geração Z tem outras necessidades que devem ser consideradas como requisitos para alcançar esse público porque é fundamental para essas pessoas. 

Com o avanço das redes sociais, todas as pessoas estão procurando ser mais conscientes sobre o que compram e se as marcas valorizam seus propósitos e valores internos. 

Por isso, é muito importante que seu negócio tenha uma área de valores, missão, visão e impacto social no seu site ou nas redes sociais para deixar claro os compromissos da empresa.


Tendências do consumidor de varejo: Como a Compex te ajuda a se manter nas tendências  

Nós da Compex ajudamos o setor de varejo, logística, distribuição, hospitais, indústrias, órgãos públicos, entre outros há mais de 25 anos e queremos te ajudar a se manter nas tendências com os nossos coletores. 

Pela facilidade extrema que eles trazem para colher informação, nós conseguimos saber exatamente o que está acontecendo na nossa empresa. 

Eles são pequenos aparelhos que conseguem escanear os objetos e enviar os dados para o software de gestão da sua empresa. 

Dessa forma, você consegue entender quais produtos estão vendendo mais, quais produtos estão com menor demanda e outras informações para monitorar as tendências do seu negócio. 

Por exemplo, vamos imaginar que, segundo seu software, está indicando que roupas de determinada marca estão vendendo mais do que o comum por dois meses consecutivos. Talvez seja o começo de uma nova tendência. 

É claro que é necessário profissionais para monitorarem essas informações e identificar essas tendências a partir dos dados, mas o investimento nessa equipe vale a pena assim como o investimento nos coletores. 

Afinal, sem os coletores não é possível automatizar o seu banco de dados e sem essas muitas informações é impossível tirar uma conclusão exata. Clique aqui e conheça mais sobre os coletores e como é simples implementá-los na sua empresa.