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Varejo no natal: Guia completo para preparação

Varejo no Natal representa uma grande oportunidade para todas as empresas desse setor. Clique aqui e confira nosso guia para se preparar.

Varejo no Natal representa uma grande oportunidade para todas as empresas desse setor. Pensando na importância desse mês inteiro, resolvemos criar um guia completo para a preparação com base na nossa experiência.

Primeiramente, vamos mostrar como planejar o estoque de forma inteligente para o Natal, tanto no aspecto de análise quanto no de negociação.

Em seguida, vamos falar sobre a decoração, não só visual, mas também estratégica, do seu ponto de venda. Por fim, vamos discutir o papel fundamental que o atendimento tem nesse processo.

Como pode ver, nosso conteúdo está recheado de informações, e é fundamental que você leia até o final para não perder nada.

Varejo no natal: Planeje o estoque de forma inteligente

Varejo no Natal tem muitas possibilidades, porque, pela nossa experiência, não é exagero dizer que a data é a mais importante do ano. 

Portanto, é fundamental planejar o estoque de forma efetiva e inteligente, ou seja, tanto de forma analítica quanto considerando e se preparando para os principais cenários que podem acontecer.

Análise de anos anteriores e tendências

O primeiro passo é fazer uma análise de anos anteriores. Aqui no blog da Compex, falamos sempre sobre a importância fundamental de tomar decisões estratégicas baseadas em dados. Afinal, com os dados, nossas decisões são mais sólidas.

Recomendamos que você verifique seu software de gestão e procure pelos itens mais vendidos em anos anteriores nessa época do ano, especialmente entre novembro e dezembro, que é quando ocorrem mais compras. 

Os produtos que aparecem devem ser tidos como prioridade para sua empresa e para a preparação do estoque. 

Em seguida, faça uma nova pesquisa sobre as tendências de produtos no seu setor. Podem ser itens que têm aparecido bastante nas redes sociais, uma alta procura por um evento externo, etc.

Os itens que são tendências devem ser comprados não só para testar se agradam ao público da sua empresa, mas também para mostrar que sua empresa está atenta às tendências. 

Por fim, também veja se houve picos inesperados de demanda em determinados dias de dezembro de anos anteriores. Isso será relevante para a negociação com fornecedores.

Negocie com fornecedores

Nós sabemos que grande parte das empresas no varejo procura os fornecedores em cima da hora ou no mesmo mês em que pretendem vender os produtos. Isso é uma grande oportunidade para sua empresa se planejar e negociar com os fornecedores.

Até por volta do final de outubro e no início de novembro, os fornecedores não têm tanta demanda pelos produtos natalinos. 

Portanto, fazer um pedido dos produtos que foram sucesso em anos anteriores e das tendências com antecedência pode garantir um belo desconto.

Isso é ótimo para sua empresa, pois aumenta as margens e permite que você aumente o lucro, além de conseguir trabalhar melhor as ofertas na ponta de estoque, caso ocorra.

Lembra que falamos sobre verificar se houve picos inesperados em anos anteriores? Então, caso você tenha verificado, talvez seja interessante apostar em um estoque de emergência de certos tipos de produtos, especialmente os que são considerados presentes.

Ou seja, fazer um pedido maior do que os dados revelam pode ser uma estratégia interessante para suprir essa necessidade.

Leia também: Como realizar um bom inventário para o final do ano?

Varejo no natal: Capriche na organização do seu PDV

Em muitas datas sazonais, a decoração e organização do seu ponto de venda não são tão relevantes, mas o Natal talvez seja a mais importante. 

Uma árvore de Natal, um Papai Noel e outros enfeites podem ser vitais para chamar a atenção para o ponto de venda e os descontos.

Primeiramente, é fundamental começar pela decoração temática de Natal com os principais itens que mostrem que a época dos presentes chegou. Com isso em mente, é importante investir em:

  • Árvore de Natal que não pode faltar
  • Guirlandas
  • Luzes de Natal, o famoso pisca-pisca
  • Bolas decorativas para a árvore de Natal
  • Laços e fitas natalinas, especialmente vermelhos, verdes e brancos
  • Estrela para o topo da árvore
  • Presépios
  • Placas natalinas para decoração e de boas-vindas
  • Corredores com decorações
  • Etiquetas e tags de presente personalizadas
  • Painéis decorativos ou banners temáticos

Organize estrategicamente o seu PDV

É claro que o visual interessa bastante, como falamos anteriormente, mas é necessário também organizar estrategicamente o seu PDV. Afinal, seu ponto de venda vai receber um maior fluxo de pessoas e não pode ficar apertado. 

Além disso, é fundamental que as pessoas vejam as promoções e os itens de tendências mais vendidos de anos anteriores. 

Portanto, recomendamos que sua empresa identifique os hot spots ou “cantos quentes” do ponto de venda. Esse termo se refere aos pontos onde há mais fluxo de pessoas e, portanto, mais pessoas conseguem ver. Geralmente, esses pontos são:

  • Corredores do centro
  • Entrada
  • Próximo aos caixas

Claro que isso vai variar de acordo com sua empresa, mas, em linhas gerais, esses são os três pontos que devem exibir os principais produtos. 

Além disso, para evitar congestionamentos, é interessante não colocar muitas decorações e deixar apenas os produtos.

Varejo no natal: Garanta um atendimento de excelência

O atendimento de excelência é fundamental nessa data, justamente pelas várias oportunidades que sua empresa tem. 

Mais clientes tendem a comprar mais nessa época do ano. Além disso, dependendo do seu tipo de negócio, muitas das compras serão presentes, e alguns clientes vão com a família e desejam ter uma boa experiência.

A maior de todas as oportunidades é que esses clientes podem se tornar recorrentes para 2025 em diante. 

Portanto, veja este Natal como uma oportunidade para sua empresa, especialmente porque muitos clientes comprarão pela primeira vez, e sabemos que a primeira impressão é a que fica.

Dessa forma, se fôssemos dar uma dica de como ter um ótimo atendimento, seria justamente focar em treinar a sua equipe de colaboradores, considerando e testando alguns aspectos:

  • Conhecimento dos colaboradores sobre produtos e descontos
  • Simpatia dos colaboradores
  • Resolução de problemas comuns
  • Sinergia entre a equipe para atender à demanda
  • Capacidade de oferecer sugestões personalizadas

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