BLOG

Loja cheia no final do ano: Como solucionar?

Loja cheia no final do ano: Como solucionar?

Loja cheia no final do ano pode ocasionar diversos problemas. Por isso, é fundamental que sua empresa saiba como solucioná-los. 

Neste conteúdo, você verá três soluções simples e eficazes para resolver os principais problemas. 

Vamos explicar por que isso acontece nesse período, quais são os principais problemas e as melhores soluções.

Loja cheia: Por que acontece?

Loja cheia é sinônimo de sucesso comercial, não é verdade? É quando seus produtos não param na prateleira e as vendas não param de crescer. 

Entretanto, em datas sazonais como o Natal e o final do ano, esse é um período de pico para essas situações. O fluxo de consumidores se torna ainda maior, e é aqui que precisamos ter cuidado. 

Afinal, o excesso de demanda pode lotar a loja e sobrecarregar a equipe, a loja física, o site e causar uma má impressão para os clientes. Ao longo deste conteúdo, vamos abordar especificamente os problemas e suas soluções.

No entanto, é necessário entender que o aumento de fluxo acontece por alguns fatores muito importantes. As principais fontes são:

  • Aumento do poder aquisitivo, principalmente devido ao 13º salário.  
  • Momento de dar presentes, fazendo com que sua loja se torne uma ótima opção.  
  • Promoções típicas de Natal e Ano Novo.

Como você pode ver, tudo isso parece positivo, não é verdade? Afinal, é uma ótima oportunidade para conquistar novos clientes e fidelizar ainda mais os clientes antigos. 

Mas, é necessário estar preparado, e é por isso que estamos criando este conteúdo para ajudar sua loja. Clique aqui e confira nosso conteúdo sobre varejo no natal, aqui vamos mostrar um verdadeiro guia completo para preparação.

Loja cheia: Quais os principais problemas?

Agora que você entendeu a importância de se preparar e evitar os problemas de uma loja cheia, neste conteúdo vamos falar sobre os principais problemas que devem ser evitados.

Lentidão no atendimento

O primeiro problema que precisamos abordar é a lentidão no atendimento, natural devido às filas longas, especialmente. 

Afinal, clientes podem desistir da compra ao perceber o tempo desperdiçado, seja pela espera para o pagamento ou por um atendimento excessivo. 

Inclusive, sabemos que muitos clientes, ao verem uma loja cheia, já desistem da compra e procuram a concorrência, que está mais vazia.

Devemos considerar que o tempo do cliente para concluir a compra é um fator determinante para sua escolha. 

Pela nossa experiência, equipamentos desatualizados, falta de equipe capacitada e sistemas lentos são os principais causadores desse problema. Clique aqui e confira nosso conteúdo sobre como aumentar as vendas no varejo, a solução começa pelo estoque!

Falta de produtos

Quando os itens mais procurados desaparecem rapidamente das prateleiras ou não são encontrados, isso é muito frustrante para os clientes. 

O mais interessante é que, em algumas das empresas com as quais trabalhamos, percebemos que, muitas vezes, os produtos estão na loja.

Pode parecer confuso, mas vamos explicar. A falta de produtos pode ser apenas uma impressão causada pelo fato de os itens não estarem visíveis. 

Surpreendentemente, esse é um dos principais problemas, gerando insatisfação nos clientes e, muitas vezes, causando uma péssima primeira impressão, especialmente no caso de novos clientes que estão conhecendo sua loja.

Desorganização

A desorganização pode ocorrer desde as prateleiras, com muitos itens fora do lugar, até itens difíceis de encontrar, deixando o ambiente visualmente confuso. 

No entanto, a desorganização pode ser um reflexo de problemas na infraestrutura do espaço, como corredores estreitos, muitos elementos que atrapalham a locomoção, entre outros. 

Isso gera desconforto físico, como dificuldade de circulação e calor, especialmente agora no verão.

Clique aqui e confira nosso outro conteúdo sobre problemas com impressoras e o risco para seu PDV.

Loja cheia: Como solucionar os problemas?

Com base nos problemas que mencionamos anteriormente, vamos apresentar três soluções simples e eficazes para resolvê-los.

Organização contínua

Como estamos lidando com um fluxo muito maior de clientes, é fundamental manter a loja organizada continuamente. Afinal, não importa o quão intenso seja, sempre será possível reorganizar. Aqui estão as principais dicas:

  • Escale pelo menos dois colaboradores para repor os produtos nas prateleiras e manter os corredores livres. Esses colaboradores podem ser remanejados a cada dia ou em momentos ao longo do dia.  
  • Reorganize o espaço para que os itens de maior procura fiquem apenas nos “hot spots”, como no início da loja, perto do caixa, nos corredores centrais e na parte de trás da loja.  
  • Utilize etiquetas de sinalização para mostrar onde estão os diferentes tipos de itens, mas é importante deixar as etiquetas em lugares visíveis.

A ideia é que, sempre que algo sair fora do planejado, os colaboradores responsáveis reajustem a organização e também estejam disponíveis para auxiliar os clientes sempre que necessário.

Gerenciamento estratégico

O gerenciamento estratégico pode evitar a falta de produtos, mesmo em períodos de alta demanda. As principais dicas para gerenciar melhor o inventário são:

  • Com base nos dados de vendas, identifique os produtos de maior procura e solicite-os antecipadamente.  
  • Monitore qualquer anomalia nos dados de vendas para entender quais itens precisam de reposição.  
  • Exiba informações detalhadas sobre a disponibilidade dos produtos nas redes sociais e no site da sua loja.

O gerenciamento estratégico deve ser visto como uma habilidade de longo prazo, onde, a cada ano, sua empresa ganhará mais experiência e conhecimento. 

Essa experiência prática, combinada com os dados, fará com que o problema de falta de produtos se torne algo do passado.

Fluxo de atendimento otimizado

Para lidar com a lentidão no atendimento, seja por filas longas ou lentidão no próprio atendimento, é necessário investir em soluções que aumentem a velocidade e a eficiência desse processo. As principais dicas para isso são:

  • Invista em treinamento para os colaboradores, garantindo que todos estejam seguindo as principais diretrizes de um bom atendimento. Recomendamos que façam simulações de atendimento com a loja cheia.  
  • Amplie temporariamente a equipe, se achar necessário. Isso não só ajudará os colaboradores, como também será uma oportunidade para identificar novos talentos.  
  • Automatize o processo com leitores de códigos de barras, como os nossos leitores Compex, que oferecem múltiplas funcionalidades e versatilidade. Veja os melhores clicando aqui.

Gostou desse conteúdo sobre loja cheia no final do ano? Clique aqui e confira mais conteúdos estratégicos para seu estabelecimento no nosso blog e no nosso Instagram onde publicamos conteúdo com muita qualidade.