BLOG

Leitores de código de barras: Quais as vantagens?

Leitores de código de barras: Quais as vantagens?

Leitores de código de barras: Como podem melhorar a experiência de compra?

Leitores de código de barras são dispositivos fundamentais para sua empresa, independentemente do tamanho. Neste conteúdo, vamos mostrar as vantagens desses equipamentos, resumir o passo a passo de implementação e, por fim, responder a uma importante questão para pequenos negócios. 

Como você pode ver desde o início do nosso conteúdo, este artigo está recheado de informações caso sua empresa esteja decidindo adquirir esses dispositivos. Portanto, leia até o final para não perder nada.

Leitores de código de barras: Quais são as vantagens?

Leitores de código de barras possuem inúmeras vantagens que, com certeza, vão melhorar a experiência de compra do seu cliente, trazendo maior eficiência operacional, possivelmente aumentando o ticket médio do seu negócio e melhorando a gestão de estoque.

Velocidade e precisão incomparável

Esses dispositivos possuem uma velocidade e precisão incomparáveis quando comparamos com a forma manual de checar informações dos produtos. Afinal, basta escanear o produto e a informação estará diretamente disponível para o cliente. 

Dessa forma, seu negócio vai reduzir drasticamente o tempo gasto no processo de checkout, resultando em menos filas e uma experiência mais agradável para o cliente. 

Também precisamos considerar que a precisão se torna quase perfeita, já que, na forma manual, o risco de erro humano, como a classificação errada dos produtos, preços errados e outros problemas, pode comprometer a confiança do consumidor em seu negócio.

Monitoramento em tempo real

Com esses dispositivos conectados ao inventário da sua empresa, é possível atualizar o sistema de estoque automaticamente, proporcionando uma visão mais clara dos produtos mais vendidos, daqueles que precisam de reposição e de outros produtos que não tiveram tanto apelo. 

Essa capacidade de acompanhar o estoque e tomar decisões estratégicas é o que define se sua empresa estará à frente da concorrência ou não. 

Além disso, evita a situação desagradável de um cliente não encontrar um produto que deseja. O mais importante dessa vantagem é a melhor gestão do estoque da sua empresa e dos recursos financeiros, que são essenciais para manter a saúde do seu negócio.

Aumenta a autonomia do cliente

Existem alguns clientes que até organizam a ida a um ponto de venda sabendo exatamente o que desejam comprar, mas a grande maioria dos clientes vai aos PDVs sem muito planejamento. Isso é importante porque alguns estão com pressa e desejam uma experiência mais autônoma. 

Dessa forma, não oferecer essa autonomia a todos os clientes, principalmente àqueles que desejam apenas comprar e sair da loja, pode fazer com que seu negócio perca esses clientes. 

Além disso, isso reduz a pressão sobre a equipe do seu ponto de venda, permitindo que eles se concentrem em problemas realmente importantes. 

Diferente de pequenos auxílios que, no fim do dia, se acumulam e deixam os colaboradores cansados demais para resolver questões mais significativas.

Clique aqui e também veja nosso conteúdo sobre varejo moderno, aqui explicamos a necessidade de automatizar sua empresa

Leitores de código de barras: Como implementar?

O primeiro passo para implementar esses dispositivos na sua empresa é escolher o equipamento adequado que atenderá às necessidades do PDV. Basicamente, existem dois modelos que servem a objetivos diferentes:

  • Leitores fixos: Esse tipo é bastante comum em grandes lojas ou supermercados, onde são integrados diretamente ao caixa e aos corredores principais.
  • Leitores manuais: Esse tipo é mais comum em pequenos e médios negócios, pois são fáceis de manusear e podem ser utilizados em diversos aspectos do negócio.

Talvez você não saiba agora qual tipo de leitor escolher. Porém, um fator simples deve ser o fluxo de produtos do seu PDV que precisam ser processados diariamente. 

Negócios com um fluxo menor lidam bem apenas com leitores manuais, mas grandes fluxos exigem o tipo fixo ou até mesmo ambos.

Após implementar o equipamento, é necessário integrar os dispositivos ao software de gestão do PDV e ao sistema de inventário. Dessa forma, tudo o que for escaneado será considerado na base de dados presente no estoque, com atualizações frequentes.

Com todos esses passos seguidos, a implementação está completa. Entretanto, existe outro passo um pouco fora da implementação do dispositivo em si, mas que é tão importante quanto.

Clique aqui e também confira nosso outro conteúdo sobre coleta de dados no varejo para decisões mais estratégicas. Nesse outro conteúdo falamos mais sobre a importância para um software de inventário.

Treinamento de colaboradores

Geralmente, os leitores são bem simples de usar, mas, mesmo assim, é importante que cada profissional tenha o conhecimento necessário para operar o dispositivo quando necessário. Isso não se limita apenas à verificação dos dados, mas também à orientação dos clientes quando preciso.

Nossa recomendação é que o treinamento também cubra o procedimento de backup e restauração em caso de falhas técnicas. 

Dessa forma, sua empresa terá uma camada adicional de segurança para garantir que a experiência do cliente não seja prejudicada por imprevistos.

Por fim, ainda recomendamos que seus colaboradores tenham um breve conhecimento sobre a necessidade de atualizações dos leitores. 

Afinal, assim como qualquer produto, os leitores também requerem algumas revisões para garantir o bom funcionamento do dispositivo.

Leitores de código de barras: Vale a pena para pequenos negócios no ramo do varejo?

Sim, vale muito a pena para pequenos negócios no ramo de varejo, pois as vantagens mencionadas anteriormente também se aplicarão ao seu negócio. Entretanto, existem outros fatores que sua empresa deve considerar para tomar essa decisão:

  • Custo-benefício a longo prazo: É claro que há um custo inicial para a implementação, mas o investimento tende a se pagar no longo prazo com o aumento da eficiência operacional e a redução de erros.
  • Altamente escalável: Mesmo com o crescimento da sua empresa, incluindo novos produtos, novos PDVs e mais colaboradores, os dispositivos continuarão funcionando bem, principalmente com revisões periódicas e pequenas atualizações no sistema.
  • Simplificação do estoque: O inventário é o coração dos negócios de varejo e, no caso de pequenos varejistas, os leitores podem automatizar e simplificar o processo para evitar o excesso de produtos, o que pode ser uma prática prejudicial para o seu negócio.

Conheça os leitores da Compex que é a combinação perfeita entre versatilidade e precisão para qualquer negócio. O investimento vai valer muito a pena para sua empresa, clique aqui e confira os principais modelos.