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Férias escolares: Como vender mais no seu supermercado?

Férias escolares: Como vender mais no seu supermercado?

Férias escolares representam uma oportunidade incrível para os supermercados, que poucos supermercadistas aproveitam. Por isso, com base em nossa experiência de mais de 20 anos, vamos mostrar como vender mais nesse momento.

Férias escolares: Por que é uma grande oportunidade para seu supermercado?

Primeiramente, é importante explicar por que se trata de uma grande oportunidade para sua empresa. Pela nossa experiência, supermercadistas têm algumas datas e períodos no ano em que se espera uma alta demanda, como o Natal, Páscoa, Dia dos 

Namorados, São João e muitas outras datas comuns. No entanto, percebemos que apenas alguns supermercados ficaram atentos ao período das férias escolares e tiveram ótimos resultados nesse período.

Conversando diretamente com esses supermercadistas, percebemos algumas razões em comum que todos eles compartilharam.

Aumento do consumo doméstico

Com as crianças e adolescentes em casa, naturalmente há uma demanda muito maior para a alimentação básica da família como as principais refeições do dia.

Entretanto, também precisamos lembrar que principalmente crianças mais novas preferem lanches. Por exemplo, cereais matinais, frutas, biscoitos recheados, sucos, achocolatados e outros.

Dessa forma, naturalmente mais famílias vão até o seu supermercado mais vezes ao longo do mês e com isso é uma ótima oportunidade para ter um aumento nas vendas.

Reuniões dos adolescentes são mais comuns

Especialmente adolescentes tendem a fazer reuniões com seus amigos ou até mesmo festas durante esse período de férias. Isso abre uma necessidade não só de lanches, mas também de itens mais variados que seu supermercado com certeza possui.

Além disso, produtos para entretenimento também se tornam essenciais, como jogos de tabuleiro ou livros, por exemplo. 

Também precisamos considerar que os adolescentes vão sair para outras atividades, como ir ao cinema, por exemplo. Dessa forma, esse grupo pode passar pelo supermercado para comprar lanches antes de ir ao evento.

Baixo investimento

Esse período não exige tanto marketing ou decoração, por exemplo. Afinal, não é uma data sazonal como o Natal ou o Dia das Mães. 

Dessa forma, exige um baixo investimento em uma boa organização, que vale muito a pena pelas vendas geradas. De qualquer forma, essa é uma das várias vantagens de pensar nesse período de maneira mais estratégica.

Festas de família acontecem nesse período

Por fim, é importante lembrar que alguns pais tiram férias no mesmo período das férias escolares. Dessa forma, festas de família ou de amigos que trabalham na mesma empresa também são comuns.

É importante ressaltar que, quando falamos de festas, estamos usando um termo geral. Essas festas podem ser churrascos, noites de pizza, jantares e muitas outras formas de encontro.

Naturalmente, ocorre também um aumento do consumo doméstico, principalmente nos fins de semana. Afinal, nem todas as famílias terão férias durante esse período. Portanto, o costume de festividades nos finais de semana ainda se mantém, embora de forma mais intensa.

Férias escolares: Como organizar seu estoque para vender mais?

Agora que você já conhece o poder deste período, vamos falar sobre como organizar seu estoque para vender mais nas férias escolares.

Analise os produtos mais vendidos

Primeiramente, é fundamental analisar os produtos mais vendidos no mesmo período em anos anteriores. Para isso, é essencial que você tenha um software de gestão de estoque.

Nossa recomendação é que você utilize o CPX Inventário porque criamos esse software pensando em atender as necessidades de você supermercadista.

Também fique atento, em seu software de gestão, à rotatividade dos produtos. Essa métrica será fundamental para o seu estoque.

Reforce esses produtos chave

Após analisar os produtos mais vendidos em seu software de gestão de estoque, recomendamos que você reforce esses produtos-chave nas suas prateleiras.

Isso é importante porque, como eles foram os mais vendidos em anos anteriores, essa tendência provavelmente continuará. Dessa maneira, reforçar esses produtos é uma ótima forma de garantir um aumento nas vendas.

Faça parcerias com os fornecedores 

Estabelecer parcerias com fornecedores é importante para garantir que produtos-chave estejam nas prateleiras antes mesmo das férias começarem. Isso é crucial devido à alta rotatividade de alguns produtos.

A rotatividade é o tempo que um produto leva para sair do fornecedor, chegar ao mercado e ser comprado. Quanto menor esse tempo, maior é a rotatividade, e isso é importante para garantir que não ocorra excesso ou falta em seu estoque.

Quando um produto tem baixa rotatividade, pedir muito desse produto causará um excesso e, naturalmente, prejuízo.

Quando um produto tem alta rotatividade, pedir pouco desse produto ou não ter parceiros que consigam atender essa demanda também gera prejuízo.

Clique aqui e também veja nosso conteúdo sobre como aumentar as vendas no varejo começando pelo estoque

Férias escolares: Práticas para ter em seu supermercado?

Para finalizar nosso conteúdo, vamos mostrar algumas práticas fundamentais para implementar em seu supermercado e garantir mais vendas. Afinal, de nada adianta um estoque cheio sem que as vendas aconteçam, não é verdade?

Faça promoções e descontos

Mesmo com o reforço de produtos-chave, é muito interessante fazer descontos e promoções para outros produtos. 

Isso porque esses produtos podem chamar a atenção das famílias, e esses dados serão fundamentais para os próximos anos.

Afinal, se um produto que recebeu uma promoção atraiu as famílias, esse produto pode se tornar um item-chave para os próximos anos.

Faça a gestão de perecíveis 

Para evitar perdas, é fundamental fazer uma boa gestão dos perecíveis, com os produtos mais antigos sendo vendidos primeiro, tanto na organização do estoque quanto nas prateleiras.

Esse tipo de gestão é conhecido como FIFO, do inglês “First In, First Out” ou, em português, “primeiro a entrar, primeiro a sair”.

Basicamente, organize seu estoque para que os produtos mais antigos estejam à frente, prontos para serem retirados, e siga essa mesma filosofia nas prateleiras.

Incentive programas de fidelidade

A última prática que recomendamos da nossa lista é incentivar programas de fidelidade em seu supermercado, como um cartão de fidelidade, por exemplo.

Essa prática é interessante quando se oferece uma recompensa exclusiva, como descontos, possibilidade de ganhar prêmios, etc.

Isso garante o aumento da frequência de visitas das famílias ao seu supermercado, especialmente em futuras datas sazonais e férias escolares.

Esperamos que nosso conteúdo tenha ajudado você a encontrar uma nova oportunidade de aumentar suas vendas. Se deseja ver mais conteúdos com estratégias exclusivas, clique aqui e veja mais no nosso blog.