A área da tecnologia da informação, e em especial dos equipamentos utilizados nos processos de automação comercial, caem em desuso com bastante frequência.
Isso porque a vida útil de um equipamento é medida pelo seu desgaste físico e pela obsolescência em termos de tecnologia.
Além disso, é preciso levar em conta que muitas lojas abrem suas portas no início da manhã e só fecham no final da noite, utilizando os seus maquinários por um período bastante extenso.
São horas e horas, todos os dias, de uma carga violenta de trabalho que desgastam os equipamentos de automação comercial.
Outra característica dessa obsolescência é o avanço tecnológico e novas funcionalidades que são inseridas nos equipamentos rotineiramente e que facilitam, cada vez mais, sua utilização.
Nesse post vamos analisar e ajudar a descobrir o momento correto em que os equipamentos de automação passam a ser obsoletos. Continue lendo e confira!
A tecnologia de 50 anos atrás
Há apenas 50 anos existiam pouquíssimas opções em termos de automação comercial.
O mais comum eram algumas registradoras que tinham por objetivo fazer o papel de calculadora, emitir um boleto de compras, apenas apresentando os valores e o total, e um local apropriado para guardar o dinheiro e cheques utilizados para pagamento.
Não existiam leitores e sequer se imaginava que um dia haveria código de barras ou RFID. Tudo era digitado e dependia unicamente do caixa.
Também fazia parte da automação, mas apenas nos grandes supermercados, as etiquetadoras mecânicas com papel auto colante, que imprimiam os preços das mercadorias e eram fixados em cada produto.
As dificuldades eram enorme e o comércio não só sobreviveu, como cresceu em tamanho e qualidade no atendimento.
A nova tecnologia de automação comercial
Felizmente a tecnologia veio para auxiliar e hoje a maioria dos processos de organização e controle são realizados com a colaboração de equipamentos modernos que facilitam as operações.
A automação comercial permite que os produtos sejam retirados de depósitos e colocados à disposição dos clientes em apenas alguns minutos e com poucos cliques, coisa que não acontecia no passado em função da preparação das mercadorias para exposição nas lojas.
Equipamentos sofisticados fazem leituras nas próprias embalagens, imprimem etiquetas de código de barra em alta velocidade e caixas modernos colaboram e agilizam os processos de passagem nos guichês de pagamentos.
Tudo mais fácil, rápido e seguro.
A obsolescência em função das mudanças tecnológicas
A tecnologia trouxe uma mudança que tem ainda mais valor significativo, que são os controles e informações para a gestão da empresa.
No entanto, tantas vantagens contribuíram para mudanças drásticas em termos de tecnologia.
Apresentamos algumas, que demonstram que alguns equipamentos antigos estão sofrendo com a obsolescência:
1 – Capacidade de armazenamento dos dados e imagens
Tecnologias que permitem a visualização de fotos e detalhes técnicos dos produtos exigem equipamentos com maior capacidade de processamento e armazenamento de informações, o que nem sempre os antigos atendem.
2 – Lentidão e demora dos processos
Ainda com relação às informações, quanto maior tráfego de dados na rede, mais é exigido dos equipamentos em termos de processamento.
3 – Valores elevados com manutenção corretiva
Os equipamentos antigos sofrem com alto número de ocorrências e chamados técnicos.
É um índice claro de obsolescência, que acaba repercutindo na própria assistência técnica, que já não possui mais peças novas para reparo.
4 – Limitações na utilização de novas tecnologias
Soluções modernas permitem acesso às informações por voz, mas é necessário que os equipamentos tenham implantado em seus sistemas operacionais essas funcionalidades e possibilidades.
5 – Dificuldades de acesso à rede e aos servidores
Mudanças tecnológicas que facilitam e agilizam processos são implantados em termos de velocidade de comunicação na rede e, muitas vezes, os equipamentos acabam travando em função de suas tecnologias não suportarem essas melhorias.
6 – Mudanças tecnológicas com relação à segurança dos dados
Essa é outra área que avança e possui muitas atualizações, dificultando a ação de hackers e invasores nos sistemas das empresas. No entanto, pode de novo esbarrar em dificuldades de configuração devido aos equipamentos com tecnologia ultrapassada.
A substituição dos equipamentos
A medida que novas tecnologias são implantadas, sejam elas em termos de hardware ou software, equipamentos precisam ser substituídos para que as novidades estejam presentes também em sua loja.
São novos sistemas operacionais, novas maneiras na transmissão de dados, redes sem fio, soluções de gestão, leitores automáticos, impressoras para grandes volumes, etc.
Os avanços tecnológicos continuam e cada vez o tempo na substituição de tecnologias diminui, com novos conceitos e facilidades para o empreendedor, funcionários e principalmente para o cliente final.
Não há como não adotá-los, com risco da sua empresa ficar defasada e para trás, e a obsolescência faz parte da realidade do mundo da automação comercial.
A Compex é uma empresa especializada no fornecimento e manutenção de equipamentos da área de automação comercial, sempre conectada com as novidades do mercado e pronta para auxiliar seu negócio no que há de mais moderno em termos de tecnologia.
Consulte nosso site e conte conosco para apresentar as melhores soluções da área, e os novos passos da tecnologia da automação.