Como a automação pode diminuir os custos

/
30 de abril de 2019

Não é difícil perceber que processos automatizados agilizam o atendimento, evitam erros e tornam a vida do usuário e dos colaboradores mais confortável.

Imagine o que seria das filas de supermercados se não existissem os leitores de código de barras e os equipamentos de apoio?

Muito mais do que isso, a automação colabora na diminuição dos custos operacionais, uma vez que permite a tomada de decisão imediata e assertiva por parte de profissionais, que não perceberiam determinada situação se o processo fosse manual.

Nesse artigo vamos mostrar detalhadamente e muitos outros motivos pelo qual a automação pode diminuir os custos das operações. Confira!

 

O que é automação?

Automação são sistemas controlados e executados por dispositivos mecânicos ou eletrônicos, sem a interferência humana.

Ela está inserida em grande parte das atividades humanas e está presente no nosso cotidiano.

Seu objetivo é facilitar e agilizar processos, mantendo a qualidade.

Trabalhos repetitivos e pesados são substituídos pela automação, onde equipamentos tomam o lugar do ser humano.

 

Diminuindo custos

Além de todas as facilidades proporcionadas pela automação, elas diminuem custos operacionais.

Isso porque:

Evita erros

A automação dos processos evita uma série de situações que podem levar ao erro.

Quando ela não existe, os controles são realizados através de formulários e, em muitas vezes, em papel, onde os envolvidos anotam os dados que serão posteriormente digitados para averiguações.

As chances de erros são grandes, uma vez que existem problemas humanos que podem deturpar as informações, como: cansaço, erro na leitura, erro na escrita e muitos outros que modificam completamente os resultados.

O risco dobra quando os dados precisam ser redigitados para serem analisados.

Informações erradas podem levar a área de Compras, por exemplo, a adquirir produtos que não seriam necessários ou ainda a sofrerem com a falta deles nos estoques.

Podem também comprometer as entregas com trocas de pedidos, gerando prejuízos para a regularização da situação.

Os processos automatizados evitam todas essas situações, pois, os dados trafegam por equipamentos eletrônicos que não erram.

Aumenta a produtividade

Outro ganho expressivo é que os processos automatizados aumentam a produtividade, o que, consequentemente, diminui os custos operacionais.

Um bom exemplo é a realização de um inventário de estoques.

As leituras de estoques realizadas via coletores de dados aumentam substancialmente a velocidade do trabalho e, o que é melhor, as informações são automaticamente encaminhadas para os sistemas ou planilhas.

As contagens manuais, além de lentas, são passíveis de inúmeros enganos e erros que comprometem a qualidade do trabalho.

Imagine esses processos sem a automação: o descarregamento ou carregamento de cargas, as compras do supermercado ou o atendimento no banco. Os mesmos benefícios valem para o seu negócio.

Permite a mensuração de resultados

A mensuração de resultados permite que profissionais possam projetar necessidades futuras, expectativas e até mesmo problemas à vista.

A automação colabora efetivamente nesse processo, uma vez que pode captar, armazenar e informar a um sistema todos os movimentos ocorridos em qualquer ação.

Como exemplo, a automação consegue medir e informar a capacidade produtiva de um equipamento no chão de fábrica, e consegue, a partir desses dados, apresentar resultados que levem um especialista a localizar um possível problema de produção.

Essa informação possibilita uma intervenção no equipamento e a resolução do problema antes mesmo que ele aconteça, evitando que ele comprometa uma linha de produção ou milhares de produtos que poderiam não passar pelo controle de qualidade.

Mais uma vez, é a automação colaborando na diminuição dos custos, uma vez que as empresas que não usam processos automatizados só descobrem que determinado equipamento está com problema quando ele realmente para de trabalhar.

Processos automatizados, equipamentos e tecnologia são grandes aliados para a diminuição dos custos operacionais, o que acaba contribuindo para o aumento da margem de lucro.

A Compex oferece ao mercado a comercialização, suporte, treinamento e assistência técnica de equipamentos móveis e pode colaborar para que o seu negócio se torne mais eficiente, diminuindo custos e aumentando os resultados.

Acesse nosso site e conheça nossas soluções.

Deixe um comentario

Your email address will not be published.