BLOG

Coleta de dados no varejo para decisões estratégicas

Um carrinho de compras e um gráfico de pizza em um fundo azul.

Coleta de dados no varejo para decisões estratégicas

A coleta de dados no varejo moderno é fundamental, e neste conteúdo vamos falar sobre o que é esse processo, quais são as vantagens, desafios e todas as etapas para que sua empresa tome decisões estratégicas. 

Como pode ver, nosso conteúdo está recheado de informações para mostrar a você quais são os primeiros passos até os aspectos avançados, em uma linguagem simples. Porém, para isso, é fundamental que você leia nosso conteúdo até o final.

Coleta de dados no varejo: O que é?

A coleta de dados é o processo de reunir todas as fontes de informações da sua empresa com base nas interações dos clientes e em métricas específicas para tomar decisões mais assertivas. Essas fontes de informações podem ser o inventário, a eficiência do marketing ou o comportamento dos clientes. 

No varejo moderno, esse processo acontece por meio de diversas ferramentas que conseguem capturar essas informações e organizá-las em tempo real, oferecendo uma visão abrangente não só do desempenho atual do seu negócio, mas também de indicadores sobre o futuro.

Quais as principais fontes dos dados?

Cada empresa no ramo de varejo pode ter diferentes métricas, mas, com base na nossa vasta experiência nesse setor, existem determinadas fontes de dados essenciais que estão presentes na maioria dos negócios:

  • Transações de vendas, incluindo volume de vendas, dias de maior faturamento, detalhes sobre os produtos vendidos e métodos de pagamento.
  • Detalhes sobre os clientes, incluindo histórico de compras, preferências de produtos, idade, gênero e feedback sobre a experiência deles na sua empresa.
  • Inventário, incluindo movimentação dos produtos, níveis de estoque, itens mais e menos vendidos.
  • Marketing, incluindo anúncios online em redes sociais, desempenho do site da empresa e engajamento dos seguidores em todas as ações online da empresa.

Com base nessas informações, a sua empresa conseguirá maximizar a produtividade de acordo com o que o cliente deseja e com as estratégias que estão funcionando melhor na sua empresa.

Por que é necessário o uso de tecnologia na coleta de dados?

Quando estamos falando de uma média ou grande empresa, é humanamente impossível coletar todos os dados de todas as diferentes fontes mencionadas anteriormente. Afinal, não basta apenas coletar esses dados. 

Existem diversos processos para organizar esses dados e cruzar essas informações para que a liderança da sua empresa consiga tomar as decisões mais assertivas possíveis. Além disso, aumentar a quantidade de colaboradores para esse objetivo seria um investimento inviável. 

Nos próximos tópicos, vamos esclarecer ainda mais quais são as tecnologias essenciais para a coleta de dados. Mas antes, vamos falar sobre as vantagens e desafios a serem considerados ao implementar essa solução.

Leia também: Como implementar e integrar coletores de dados no estoque: passo a passo completo.

Coleta de dados no varejo: Vantagens e desafios

Agora que você entendeu o básico sobre esse processo, vamos falar sobre as vantagens de implementar a coleta de dados na sua empresa. Este tópico é fundamental para que sua escolha seja a mais assertiva desde o início, com base na nossa experiência de mais de 25 anos.

Quais são as vantagens?

Existem inúmeras vantagens em incluir esse processo na sua empresa, especialmente para lidar com a forte concorrência e para expandir ainda mais a sua marca no futuro. As principais vantagens são:

  • Tomada de decisões informadas com base em fatos estatísticos e tendências de mercado, deixando de lado qualquer suposição.
  • Criação de produtos e serviços eficientes para atender às necessidades específicas do maior número possível de clientes.
  • Maior eficiência operacional para otimizar todos os setores e criar uma cadeia de suprimentos com mais agilidade.
  • Previsão mais assertiva de tendências para preparar o seu negócio para picos e quedas de vendas ao longo dos meses e anos.

Quais são os desafios?

Agora que você já conhece as principais vantagens da implementação, vamos falar sobre os desafios que você deve se preparar para enfrentar e, então, contratar um serviço que possa garantir todos os elementos que vamos mencionar abaixo:

  • Capacidade de integrar diferentes sistemas de coleta de dados na mesma estrutura; afinal, a coleta de dados na área de marketing é diferente da coleta de dados no inventário, por exemplo. 
  • Dados atualizados em tempo real para garantir a qualidade das informações coletadas; o pior cenário possível seria ter uma vasta quantidade de dados incorretos, incompletos e desatualizados.
  • Forte segurança; sua empresa precisa garantir que nenhuma informação seja vazada. Por isso, o provedor do serviço deve entregar uma estrutura protegida e com a mais alta tecnologia.

Coleta de dados no varejo: Quais as etapas até a tomada de decisão?

Para finalizar nosso conteúdo, vamos falar sobre as etapas na coleta de dados até a tomada de decisão da sua empresa. Basicamente, são três etapas que vamos explicar.

Etapa 1: Coleta de dados

Primeiramente, existe a coleta de dados das diversas fontes que citamos anteriormente. Na Compex, temos nossos softwares e aparelhos para realizar essa coleta. Os principais exemplos são:

  • CPX Inventário para coletar todas as informações do estoque do seu negócio 
  • Autoid 10, nosso coletor de dados para maior performance e controle para sua empresa
  • CPX Gôndola para coletar e facilitar o seu processo de precificação
  • CPX Gestor para gerenciar todos os dispositivos que farão a coleta de dados da sua empresa

É importante lembrar que todas as nossas soluções se integram entre si, mas nossos softwares também podem ser integrados aos aparelhos que sua empresa já utiliza. 

Cada um dos softwares e aparelhos coleta informações dos diferentes setores da sua empresa, e esses dados são armazenados em um único local conhecido como banco de dados. Esse armazenamento deve ser seguro e será ajustado de acordo com o volume de dados produzido pela sua empresa.

Etapa 2: Preparação de dados

A segunda etapa é a preparação dos dados coletados. A preparação é o processo que remove informações duplicadas, corrige erros e preenche lacunas que podem ser deixadas por diversos motivos. Essa etapa é fundamental para garantir que os dados sejam confiáveis e precisos. 

Ao utilizar o CPX Gestor, por exemplo, sua empresa consegue ajustar manualmente a quantidade e gerenciar remotamente todas as informações dos outros dispositivos. 

Também é recomendável ter um pequeno time de profissionais que consiga preparar esse banco de dados para que a liderança da sua empresa possa realizar as análises.

Etapa 3: Análise de dados

Por fim, temos a etapa de análise de dados, que antecede a tomada de decisão da sua empresa. Com os dados prontos, a liderança poderá visualizar e aplicar diferentes métodos de análise. 

Certamente, sua empresa já possui métodos estabelecidos, mas vamos citar os mais comuns que vemos nas empresas dos nossos clientes:

  • Análise descritiva, com foco em uma visão geral e resumida do que está acontecendo atualmente na empresa.
  • Verificação diagnóstica, que foca nas causas dos eventos atuais e padrões observados com base nos dados coletados.
  • Análise preditiva, onde se utilizam modelos estatísticos e machine learning para prever tendências futuras com base nos dados atuais.
  • Análise prescritiva, onde se sugerem ações específicas com base nos problemas e demandas encontrados nos dados atuais.

Após isso, a empresa pode realizar ajustes operacionais, estratégias de marketing, gestão de produtos e melhorias na experiência do cliente. 

Entretanto, é importante entender que a coleta de dados deve ser um processo contínuo, pois é refinada conforme a quantidade de dados aumenta.Gostou desse conteúdo sobre decisões com base em dados do seu negócio? Clique aqui e confira mais conteúdos estratégicos para seu estabelecimento no nosso blog e no nosso Instagram.