Black Friday para o varejo é uma data fundamental, não é verdade? Neste conteúdo, vamos mostrar como se preparar, incluindo as melhores estratégias, as vantagens dessa data e quando se preparar.
Black Friday para varejo: Quais as melhores estratégias?
Black Friday para o varejo é muito importante porque, na grande maioria dos casos, garante um aumento de caixa muito interessante para sua empresa.
Entretanto, não é apenas o histórico da data que garante isso; é fundamental que sua empresa utilize as principais estratégias para esse momento.
Estratégia omnichannel
A estratégia omnichannel é basicamente a união dos canais online e offline da sua empresa para criar uma experiência totalmente conectada para seu cliente. Por exemplo, o cliente pode retirar na loja ou fazer a troca de um produto mesmo que tenha comprado pelo e-commerce.
Isso é importante porque, na Black Friday, as pessoas vão comprar nos mais diversos lugares da sua loja e não apenas em um específico.
Afinal, precisamos lembrar que essa data é uma grande oportunidade para novos clientes comprarem pela primeira vez, e eles possuem seus canais preferidos.
Alguns desses clientes preferem o WhatsApp, outros o e-commerce, e alguns vão à loja física, entre outros. Portanto, manter todos esses canais e integrá-los em uma mesma experiência é fundamental para garantir mais vendas.
Otimização do e-commerce
Se sua empresa possui uma loja virtual, como um e-commerce, é importante preparar seu site para receber um volume maior de visitas simultâneas.
Afinal, caso contrário, o site pode sair do ar e causar uma péssima impressão para os clientes, que obviamente não conseguirão comprar.
Para isso, é necessário entrar em contato com a empresa responsável pela hospedagem do seu site e solicitar um plano com maior capacidade de armazenamento.
Um dos planos mais conhecidos pela maioria das empresas é o plano cloud, que garante um grande número de acessos sem que seu site fique fora do ar.
Além disso, modifique a aparência do site para destacar as ofertas, promoções e descontos que sua empresa terá, assim como os itens que vão receber o maior desconto.
Mostrar esses itens primeiro é importante para quem nunca comprou de sua empresa, pois o preço é o fator determinante.
Descontos e promoções
A essência da Black Friday e o grande motivo pelo qual há um aumento de vendas são justamente os descontos atrativos.
Entretanto, tanto as promoções quanto os descontos não podem comprometer as margens de lucro da sua empresa.
Portanto, calcule de maneira estratégica, sem causar prejuízos. Nossa recomendação é variar entre descontos progressivos, cupons de desconto, promoções para apenas alguns produtos e oferecer brindes em alguns casos.
Com toda essa variação, o cliente sentirá que está tendo acesso a mais produtos em promoção e ainda garantirá que sua empresa não tenha prejuízos.
Criação de urgência
Outro elemento fundamental da data é o senso de urgência, graças às promoções e descontos limitados por um período ou por produtos. Dessa forma, em cada um dos canais da estratégia omnichannel, é importante mencionar esses prazos curtos.
Uma das melhores formas de aumentar a conscientização do cliente sobre essa urgência é comentar sobre o preço normal do produto e o desconto máximo oferecido.
Dessa maneira, além de informar a data de término, o cliente faz o cálculo inconsciente de quanto vai economizar.
Essa simples prática é perfeita para gerar a compra imediata do produto pelo canal de vendas que o cliente está visualizando.
Black Friday para varejo: Por que é importante?
Como falamos anteriormente, a Black Friday para o varejo é muito importante, mas só de pensar na criação dessas estratégias e no investimento necessário, algumas empresas simplesmente desistem de focar na data.
Afinal, não basta fazer algumas promoções; é necessário utilizar todas as estratégias que mencionamos anteriormente para garantir os melhores resultados. Portanto, vamos relembrar os incríveis benefícios que essa data pode trazer para seu negócio:
- Aumento de faturamento, considerando tanto o interesse dos clientes nos descontos e promoções quanto o fato de que muitas empresas estão oferecendo, o que torna as pessoas mais dispostas a comprar.
- Liquidação de estoques parados, que pode não apenas liberar espaço e trazer faturamento, mas também permitir que novos clientes se interessem pela sua marca, gerando futuras vendas.
- Aquisição de clientes, graças a tudo que falamos anteriormente, mas é sempre importante lembrar que isso depende do uso eficaz das estratégias.
- Geração de dados para futuras estratégias; afinal, as datas sazonais devem ser refinadas e otimizadas com o tempo, com base nas informações que os clientes oferecem, como ticket médio por cliente, geração de leads, hábitos de consumo, tipos de produtos mais procurados etc.
- Fortalecimento de marca, pois, como o preço é um fator determinante para essa data, sua empresa, mesmo que pequena ou média, pode competir e superar grandes empresas do varejo se os preços forem melhores e as estratégias mencionadas forem bem executadas.
Black Friday para varejo: Quando começar a se organizar?
Para finalizar nosso conteúdo com chave de ouro, vamos mostrar como se organizar para tornar essa data inesquecível para seu negócio e para seus clientes. Para isso, vamos imaginar uma sequência de 3 a 4 passos:
- Análise dos resultados do ano anterior
- Planejamento de estoque
- Desenvolvimento da estratégia
- Campanhas de marketing
A análise dos resultados do ano anterior pode não ser uma opção se sua empresa está começando este ano ou simplesmente não guardou os dados.
Recomendamos que faça esse passo com quatro meses de antecedência para avaliar os tipos de produtos mais vendidos e o ticket médio.
O segundo passo é o planejamento de estoque, que deve ser feito em torno de três meses antes da data, para que sua empresa consiga negociar com fornecedores os melhores preços para os tipos de produtos mais vendidos.
Além disso, com três meses de antecedência, é possível identificar quais itens parados no estoque podem ser vendidos.
O terceiro passo é o desenvolvimento de uma ou mais estratégias que mencionamos anteriormente, pois muitas vezes sua empresa não possui a estrutura necessária, como o omnichannel, por exemplo. Recomendamos que execute esse passo dois meses antes.
Por fim, comece a executar as campanhas de marketing, anunciando para os clientes e potenciais clientes nas redes sociais, por e-mail, panfletos e outras formas que sua empresa já utiliza.
Recomendamos que isso seja feito em torno de duas semanas a um mês antes, para que os clientes fiquem conscientes.
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