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Black Friday: Guia completo para quem não se preparou

Black Friday: Guia completo para quem não se preparou!

Black Friday é um feriado muito importante, mas sua empresa pode não ter se preparado devido a outras preocupações. 

Não se preocupe; a Compex está aqui para ajudá-lo com três estratégias simples e rápidas que você pode implementar mesmo na última hora. 

Primeiramente, vamos mostrar como criar urgências com promoções fáceis de serem feitas. Em seguida, vamos destacar a importância vital de facilitar o processo de compra e quais são os dois pontos mais importantes. 

Por fim, também vamos mostrar como focar no longo prazo pode ser determinante para o sucesso da sua Black Friday. Como você pode ver, nosso conteúdo está recheado de informações e, portanto, é fundamental que você leia até o final.

Black Friday: Crie urgência com promoções simples

Black Friday tem um fator determinante para o seu sucesso: preço baixo. Dessa forma, mesmo sem muito marketing, criar urgência com promoções simples ainda é muito efetivo. 

Recomendamos que sua empresa faça uma avaliação rápida do estoque e dos produtos que podem ser vendidos a um preço mais baixo e tenham promoções durante esse período. 

É importante considerar apenas os produtos que estão há um tempo considerável no estoque e que não foram vendidos. 

Afinal, colocar todos os produtos em promoção sem uma avaliação prévia e sem considerar todos os fatores pode gerar prejuízo. 

Focar somente nos produtos “ponta de estoque” garante que sua empresa não arrisque o lucro e ainda consiga fazer uma boa oferta.

Promoções relâmpago para os outros produtos

Agora que você separou os produtos “ponta de estoque”, para todos os outros produtos, é interessante fazer descontos relâmpagos. 

Ou seja, promoções curtas que são válidas apenas por algumas horas. Isso oferece a sensação de exclusividade para os clientes que conseguiram comprar, e a urgência é um importante fator de convencimento. 

Além disso, você garante aumentar suas margens pelos seguintes motivos:

  • Menos pessoas vão comprar os produtos com maior desconto, enquanto os produtos “ponta de estoque” ficarão mais tempo. 
  • Isso aumenta as chances de as pessoas comprarem tanto os produtos com descontos relâmpagos quanto os produtos “ponta de estoque”. 
  • Além disso, há o fator boca a boca, graças à sensação de urgência presente na data.

Também recomendamos que sua empresa anuncie pelo menos nas redes sociais a presença da Black Friday, mesmo que seja apenas alguns dias antes. 

Uma ótima ideia é fazer uma contagem regressiva nas redes sociais para oferecer um maior senso de urgência. 

Principalmente por se tratar de promoções relâmpago, as redes sociais podem ser de grande ajuda para lembrar os potenciais clientes sobre essa oportunidade.

Clique aqui e confira nosso outro conteúdo sobre os problemas com impressoras e o risco para seu PDV

Black Friday: Facilite o processo de compra

Um dos fatores mais importantes que levam ao sucesso da Black Friday, mesmo sem um planejamento tão sólido, é o quão fácil é o processo de compra. 

Em outras palavras, quão fácil é comprar e receber os produtos. É interessante que sua empresa ofereça diversas opções de pagamento, como cartões de crédito, Pix e boletos para todos os produtos. 

Afinal, muitas pessoas, por costume ou necessidade, utilizam apenas um meio de pagamento. Além disso, mesmo para aquelas pessoas que podem pagar de qualquer forma, ter várias opções de pagamento demonstra flexibilidade. 

Sem contar que algumas opções de pagamento podem ter descontos extras ou outras vantagens, o que pode ser um ganha-ganha. Como, por exemplo:

  • Frete grátis ou com desconto 
  • Brindes específicos de datas sazonais 
  • Condições especiais de envio, como pronta entrega, por exemplo.

Clique aqui e veja nosso conteúdo sobre como aumentar as vendas no varejo, aqui mostramos como o estoque é fundamental para esse processo

Considere o omnichannel

O Omnichannel é o conceito de atender e oferecer uma experiência consistente em todos os canais da sua empresa, incluindo redes sociais, telefone, e-mail, site da empresa e atendimento no PDV. 

É claro que os meios do omnichannel são decididos pela sua empresa, mas o importante é oferecer uma experiência consistente e de qualidade em qualquer canal disponível. 

Pode parecer complexo oferecer omnichannel com pouco planejamento; entretanto, a sua empresa pode aproveitar esse momento para dar os primeiros passos nessa direção. 

Afinal, o fato de atender, pelo menos, mais de um canal de forma consistente e de qualidade teoricamente traz mais vendas, não é verdade? Então, quando passar a data, o trabalho e o aprendizado feitos ainda estarão lá como uma semente.

Clique aqui e também confira nosso conteúdo sobre o varejo moderno, aqui falamos sobre a importância de automatizar sua empresa

Black Friday: Ofereça benefícios extras focando no longo prazo

Para finalizar nosso conteúdo, vamos mostrar a última estratégia, que é focar no longo prazo. 

Como falamos desde o início e em outros conteúdos, a Black Friday é uma grande oportunidade para atrair novos clientes que nunca compraram em seu PDV. 

Infelizmente, muitas empresas não aproveitam essa oportunidade para reter esses clientes por falta de informação ou organização nesse sentido. A estratégia mais comum nesse caso são os cartões de fidelidade. 

Além disso, também é importante focar no longo prazo porque, considerando um cenário onde não há muito tempo extra para se planejar, as margens da sua empresa podem ficar menores devido aos descontos em produtos que já estão no estoque. 

Entretanto, quando sua empresa foca no longo prazo, a estratégia se torna conquistar esse cliente ao longo do tempo, e, assim, o impacto nas margens nesse primeiro momento fica ainda menor. 

Com isso em mente, recomendamos que sua empresa, ao finalizar qualquer compra, ofereça benefícios extras quando o cliente for fazer o cartão de fidelidade. Esses benefícios podem ser:

  • Pontos com descontos progressivos
  • Descontos exclusivos em datas sazonais
  • Acesso antecipado a promoções
  • Frete grátis 
  • Brindes 
  • Prioridade em troca ou devolução

Todos esses benefícios sua empresa pode oferecer com facilidade e, se o cliente gostou dos produtos, ele pode se interessar bastante por essa oportunidade.

Gostou desse conteúdo sobre black friday? Clique aqui e confira mais conteúdos estratégicos para seu estabelecimento no nosso blog e no nosso Instagram onde publicamos conteúdo com muita qualidade.