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Dia das Crianças: Como preparar a sua loja?

O Dia das Crianças é uma das datas mais importantes para qualquer loja. Clique aqui e veja nosso guia para preparar a sua loja.

O Dia das Crianças é uma das datas mais importantes para qualquer loja e, por isso, é uma das mais esperadas pelo varejo de forma geral. 

Neste conteúdo, vamos mostrar na prática como preparar sua loja nos principais aspectos: estoque, organização, decoração e marketing.

Dia das crianças: Sempre comece pelo estoque

O Dia das Crianças é uma data fundamental para aumentar o caixa da sua empresa e oferecer uma nova oportunidade para atrair mais clientes. No entanto, o sucesso de qualquer data sazonal começa, primeiramente, com a preparação do estoque.

Afinal, o objetivo de preparar sua loja para essa data é justamente aumentar as vendas, mas isso não será possível sem os produtos certos à disposição dos clientes. Portanto, sempre comece organizando o estoque para dar o primeiro passo rumo ao sucesso nesse dia.

Verifique os produtos mais vendidos em anos anteriores

Primeiramente, é fundamental que sua loja faça uma análise aprofundada dos produtos mais vendidos em anos anteriores por meio do seu software de inventário. 

Essas informações são importantes para entender quais públicos sua loja atrai e identificar quem são seus potenciais clientes.

Caso sua empresa não possua um software de estoque, isso não é necessariamente um problema. No entanto, é preciso buscar outras fontes para identificar os produtos mais vendidos em anos anteriores. 

Faça uma pesquisa em lojas semelhantes e verifique quais foram as tendências específicas em anos anteriores que podem se repetir de alguma forma, como brinquedos desejados, eletrônicos infantis, roupas e calçados de certos personagens, entre outras demandas.

O ideal é coletar essas informações diretamente nos dados da sua loja, mas essa observação pode fornecer pistas sobre o que pode se tornar viral ou sobre produtos semelhantes que não podem faltar nas prateleiras. O mais importante é garantir variedade, pois as crianças têm interesses diferentes.

Clique aqui e também confira nosso outro conteúdo sobre coleta de dados no varejo para decisões mais estratégicas, aqui falamos mais sobre a importância para um software de inventário.

Negocie prazos de entrega

Após decidir quais produtos serão vendidos em sua loja, negocie prazos com os fornecedores desses itens. Lembre-se de que fazer os pedidos antes da data sazonal é interessante para conseguir maiores descontos e, assim, obter margens mais elevadas.

É importante ter isso em mente, pois, quanto mais próxima a data sazonal, maior será a demanda por esses mesmos produtos e, naturalmente, os preços poderão subir repentinamente.

Além disso, essa é uma excelente oportunidade para estabelecer parcerias sólidas que podem ser mantidas em outras datas importantes ao longo do ano. 

No caso de brinquedos e outros acessórios infantis, por exemplo, é uma boa chance de garantir parcerias para o Dia das Bruxas, entre outras datas.

Leia também: Como aumentar as vendas no varejo: Comece pelo estoque!

Dia das crianças: Organize estrategicamente o PDV

Após receber os produtos, é hora de organizar estrategicamente o PDV (ponto de venda) para facilitar o processo de compra e, assim, maximizar as vendas. 

Afinal, a organização interfere diretamente na percepção dos clientes sobre os produtos disponíveis e na experiência de compra como um todo.

Crie expositores temáticos

Como se trata de uma data voltada para as crianças, é fundamental que os produtos estejam agrupados e apresentados em expositores temáticos do universo infantil. 

Sua loja pode utilizar cores vibrantes para criar uma atmosfera atraente, mas existem outras formas de melhorar ainda mais os expositores.

Uma delas é utilizar personagens conhecidos pelas crianças nos expositores, pois isso facilita o reconhecimento e cativa tanto as crianças quanto os pais. Apenas verifique exatamente quais personagens podem ser utilizados.

Organize os “hot spots”

Os “hot spots” são os lugares dentro da sua loja onde há naturalmente mais circulação e, portanto, maior destaque. Nesses locais devem estar os produtos mais procurados, itens com promoções ou até mesmo lançamentos específicos.

Essa organização facilitará que pais e crianças vejam os produtos facilmente, aumentando ainda mais as chances de compra. 

Além disso, considere organizar produtos complementares próximos uns dos outros, como brinquedos e roupas do mesmo personagem, por exemplo.

Sinalização clara

A sinalização precisa ser clara e organizada de forma eficiente para que os clientes consigam saber exatamente onde encontram determinados produtos. 

Para isso, utilize cartazes chamativos, adesivos no chão, displays digitais e até mesmo colaboradores com fantasias para ajudar os clientes a localizar o que desejam. 

Essa sinalização garante que, mesmo o cliente que planejou comprar um produto específico, seja constantemente lembrado de outras oportunidades de compra e, assim, incentivado a adquirir mais itens.

Dia das crianças: Faça campanhas de marketing

Para finalizar nosso conteúdo sobre a data sazonal, vamos falar sobre as campanhas de marketing para atrair ainda mais clientes.

Campanhas de pré-venda

Durante a organização da sua loja, é possível disponibilizar alguns produtos em campanhas de pré-venda com descontos atrativos. Essa estratégia é bastante interessante para entrar em contato com os clientes mais antigos e ainda avaliar o potencial de um produto.

Afinal, se um produto tiver uma grande procura na pré-venda, isso indica que sua empresa pode aplicar uma margem maior devido à demanda. Entretanto, é fundamental separar um número específico de produtos para pré-venda. 

Se o produto tiver muito apelo, grande parte das unidades será vendida antecipadamente, restando poucas para a exposição na loja. 

É claro que isso também indica que pode ser interessante pedir mais unidades ao fornecedor, mas recomendamos limitar o número de unidades disponíveis para pré-venda.

Além disso, essas unidades podem ser oferecidas exclusivamente para clientes que possuem o cartão da loja ou fazem parte de um grupo especial. Dessa forma, você demonstra que esses clientes são especiais e oferece um motivo para outros clientes se tornarem membros.

Anúncios e atendimento omnichannel

A estratégia omnichannel visa oferecer a mesma experiência de atendimento em vários canais diferentes, como Instagram, WhatsApp, telefone, e-mail, e-commerce, entre outros. No entanto, a dica aqui é também anunciar os produtos em todos esses locais.

Após anunciar os produtos em todas as plataformas que sua empresa puder, verifique qual delas teve os melhores resultados para concentrar esforços nas que se mostraram mais eficazes. Assim, mesmo com a abordagem omnichannel, será possível criar campanhas mais eficientes.

Por exemplo, imagine que sua loja anunciou no Instagram, Facebook, TikTok, no e-commerce e pelo WhatsApp. Se o maior volume de visualizações dos anúncios foi obtido apenas no Instagram e no e-commerce, concentre todas as atenções nessas plataformas.

Gostou desse conteúdo sobre essa data comemorativa? Clique aqui e confira mais conteúdos estratégicos para seu estabelecimento no nosso blog e no nosso Instagram.