BLOG

Varejo em 2025: Quais são as tendências para esse ano?

Varejo em 2025: Quais são as tendências para esse ano?

Varejo em 2025 apresenta muitas tendências interessantes, algumas mais práticas e outras que ainda precisam amadurecer. Entretanto, todas devem ser observadas de perto, sem dúvida.

Varejo em 2025: Por que é importante entender as tendências?

O varejo em 2025 será um reflexo inevitável das mudanças que já estamos observando e discutindo há algum tempo em nosso blog. Tecnologias inovadoras prometem transformar definitivamente as expectativas dos consumidores.  

É fundamental que sua empresa compreenda essas tendências para se adaptar e, ao menos, saber o momento exato de implementá-las. 

Nós, da Compex, oferecemos muitas dessas soluções porque, desde 1999, nos dedicamos a entender as novas tecnologias e a melhor forma de disponibilizá-las aos nossos clientes.  

O principal motivo para compreender as novas tendências do varejo em 2025 é evitar ficar para trás. Afinal, como mencionamos, as novas tecnologias moldarão as expectativas dos consumidores.  

Por exemplo, quando o sistema de pagamentos Pix chegou, quanto tempo demorou para que a maioria das lojas do país o adotasse? Dias, talvez semanas. As lojas que levaram mais tempo para se adaptar acabaram ficando para trás.  

Isso não significa que perderam relevância por completo. No entanto, a demora criou oportunidades para que clientes que desejavam utilizar o Pix buscassem a concorrência. Alguns desses clientes podem ter retornado, mas muitos não voltaram.  

O Pix é apenas uma entre diversas tecnologias presentes em um vasto oceano de inovações que podemos citar. 

É importante ter em mente que não estar alinhado com as novas tecnologias significa não apenas adiar sua implementação, mas, em alguns casos, nem sequer tomar conhecimento de sua existência.  

Como mencionamos, demorar para adotar uma nova tecnologia não necessariamente faz uma empresa perder relevância de imediato. Contudo, ignorar várias inovações pode distanciar a empresa de seus clientes, o que, a longo prazo, pode torná-la irrelevante.  

Clique aqui e confira nosso conteúdo sobre ferramentas para supermercado para mais eficiência

Varejo em 2025: Quais são as principais? 

Agora que você compreendeu a importância de acompanhar as principais tendências, vamos apresentar as cinco principais que merecem sua atenção.

Inteligência Artificial e Personalização

A inteligência artificial está transformando mercados em todo o mundo, incluindo o varejo em 2025. A IA pode ser aplicada em diversos aspectos da sua loja, como, por exemplo:

  • Analisar o comportamento de compra ao processar milhares de dados em segundos.
  • Oferecer recomendações de produtos personalizadas para clientes que acessam o site ou outras plataformas online da sua loja.
  • Criar ofertas e anúncios personalizados com base no comportamento do cliente e em informações demográficas.

Com base em nossa experiência acompanhando as revoluções tecnológicas desde 1999, acreditamos que qualquer empresa que não adotar a inteligência artificial ficará para trás. 

Isso ocorre porque a IA não substitui bons profissionais, mas aumenta significativamente a produtividade.

Sustentabilidade e Consumo Consciente

A sustentabilidade e o consumo consciente têm se tornado temas cada vez mais relevantes e fatores essenciais no processo de decisão de compra. Dessa forma, grande parte do varejo está adotando práticas mais responsáveis, como:

  • Uso de materiais recicláveis.
  • Transparência em toda a cadeia de fornecimento, produção e logística.
  • Compartilhamento e posicionamento ativo sobre a importância da sustentabilidade.

Percebemos que as empresas estão buscando um equilíbrio entre responsabilidade ambiental, eficiência operacional e aumento do faturamento. Para alcançar esse equilíbrio, a tecnologia desempenha um papel crucial.

Realidade Aumentada e Realidade Virtual

A realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV) possuem um grande potencial, embora ainda não estejam completamente maduras.  

Os testes mais interessantes indicam que, em um futuro próximo, os clientes poderão realizar compras mais imersivas, experimentando produtos antes de adquiri-los, desde móveis e objetos de decoração até roupas e maquiagens.  

Entre todas as ferramentas mencionadas até agora, apenas a RA e a RV não são recomendadas para implementação imediata. Afinal, embora promissoras, essas tecnologias ainda não se mostraram um fator determinante para o varejo em 2025.  

Pagamentos Digitais e Criptomoedas

Os pagamentos digitais continuarão a se expandir, indo além do Pix. As criptomoedas estão ganhando cada vez mais popularidade.  

Embora seja pouco provável que criptomoedas como o Bitcoin sejam amplamente utilizadas para esse propósito, moedas mais acessíveis, como a Litecoin e outras, têm grande potencial para uso no varejo.  

Recomendamos que sua empresa adote esse recurso, incluindo as criptomoedas como opção de pagamento no site da loja. 

É importante anunciar essa possibilidade e destacá-la na página de checkout.  

Clique aqui e confira nosso conteúdo sobre como aumentar as vendas no varejo começando pelo estoque!

Integração Omnichannel

Há algum tempo, temos observado de perto que a experiência do consumidor está cada vez mais conectada e fluida. Mas por que isso é uma tendência? Porque, embora seja uma estratégia bastante utilizada, nem sempre é bem implementada.  

O que queremos dizer é que todos os canais precisam estar integrados entre si, ao mesmo tempo em que funcionam de forma independente.  

Em alguns casos, o que acontece é que os canais funcionam de maneira independente, mas não compartilham informações dos clientes, o que impede a criação de uma experiência mais fluida.  

Dessa forma, mesmo com a implementação da estratégia omnichannel, ela não está completa, e suas vantagens ficam reduzidas. O lado positivo é que, uma vez implementado, não é necessário recriar todo o processo; basta expandi-lo para todos os canais. 

Clique aqui e confira nosso conteúdo sobre omnichannel, aqui falamos sobre o caminho para aumentar a rentabilidade e como a Compex pode ajudar.

Varejo em 2025: Conclusão

O varejo em 2025 passará por muitas mudanças, e é fundamental que você esteja atento a elas. No entanto, lembre-se de que essa é uma atividade contínua, que deve ser acompanhada todos os anos. Esperamos ter ajudado com este conteúdo.

Nós, da Compex, estamos sempre publicando conteúdo de qualidade para que você se mantenha informado com poucos minutos de leitura. Portanto, não se esqueça de acessar nosso blog regularmente para conferir as últimas tendências.

Ao mesmo tempo, não deixe de aplicar esses métodos, dicas e estratégias na sua empresa para observar os resultados. Afinal, todo conteúdo que consumimos só se torna realmente valioso quando colocado em prática, não é verdade?

Gostou desse conteúdo sobre varejo em 2025? Clique aqui e confira mais conteúdos estratégicos para seu estabelecimento no nosso blog e no nosso Instagram onde publicamos conteúdo com muita qualidade.